Entre em nosso grupo
2
SINGULAR. As dunas e lagoas fazem dos Lençóis Maranhenses um cenário completamente diferente no norte do Brasil
20/07/2019 às 01:00
Continua depois da publicidade
Dunas da Ponta do Caiçara, no Delta do Parnaíba, onde pequenas vilas espalham-se à beira do rio; o delta é onde o rio se encontra com o mar e cria 73 ilhas fluviais entre os estados do Maranhão e Piauí | / Jefferson Coppola/Folhapress
As dunas emolduram as lagoas formadas pelas chuvas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - e atraem milhares de turistas em busca de águas limpas e um cenário único. Localizado no litoral maranhense, o parque engloba uma área de mais de 150 mil hectares, um pouco maior que a cidade de São Paulo, e as dunas, formadas pela ação do vento, criam uma paisagem singular e inesquecível.
Continua depois da publicidade
Os Lençóis Maranhenses são uma verdadeira aula de geografia: lá você encontra três tipos de ecossistemas diferentes. A restinga, que é a faixa de areia com vegetação que avança pelo mar; o mangue, um local de transição entre os ambientes marinho e terrestre; e as dunas.
Para chegar ao parque, os aeroportos mais próximos são da capital São Luís, ou de Parnaíba, no Piauí. Em seguida, os turistas devem se dirigir até a cidade de Barreirinhas, onde fica o portal dos Lençóis. Lá há pousadas, hotéis e hostels e uma rodoviária. A entrada no parque é gratuita, mas não se entra a pé: deve-se contratar picapes credenciadas ao parque, conhecidas como "jardineiras", e atravessar o rio Preguiças de balsa.
Como a região dos Lençóis fica muito próximo da linha do Equador, deve-se ter cuidado redobrado com a exposição ao sol, visto que a incidência da luz solar é alta o ano todo. Um bom protetor solar, chapéu, roupas claras e leves protegem o corpo, e não atrapalham o passeio - e dá para aproveitar ao máximo essa beleza única da natureza.
Continua depois da publicidade
(Vanessa Zampronho)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade