A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Leci Brandão dispara contra Claudia Leitte: 'lavem as mentes racistas'

Deputada criticou cantora baiana, que mudou a letra de uma música para evitar fazer saudação a Iemanjá

Bruno Hoffmann

19/12/2024 às 16:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Leci Brandão criticou a cantora Claudia Leitte

Leci Brandão criticou a cantora Claudia Leitte | Reprodução/Instagram

A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) criticou a cantora Claudia Leitte, após a baiana criar polêmica ao trocar a letra de uma música para evitar fazer uma saudação a Iemanjá, um dos orixás mais populares de religiões afro-brasileiras.

Continua depois da publicidade

O que aconteceu

Um vídeo que se espalhou nos últimos dias pelas redes sociais mostra Claudia cantando a música “Caranguejo”. No lugar do verso original “saudando a rainha Iemanjá”, porém, a artista substituiu por “eu canto meu rei Yeshua”, termo hebraico que se refere a Jesus.

O momento gerou uma série de críticas em relação à intolerância religiosa, inclusive de Leci, que é parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e uma das sambistas mais respeitadas do País.

Leci pediu respeito

Em uma postagem pelo Instagram, a compositora apareceu com um cartaz em que pede respeito pelas religiões afro-brasileiras.

Continua depois da publicidade

“Que as águas de Iemanjá lavem as mentes racistas para que o amor prevaleça. Odoyá, Rainha do Mar. #RespeiteNossoAxé”, escreveu Leci.

No texto da postagem, a deputada disse ainda que o axé – gênero que popularizou Claudia Leitte – é mais do que música.

“Quando apagamos referências como Iemanjá, apagamos também parte da história e da cultura de matriz africana que construiu o Brasil”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Outras reações

A atitude de Claudia gerou outras críticas pelo País. Uma das mais incisivas foi a do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, que usou as redes sociais para defender o respeito à história e às origens do axé music.

"Quando um artista se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo”, escreveu Tourinho.

Na contramão, Carlinhos Brown defendeu a artista e garantiu que a cantora não é racista. "Eu não queria estar falando [disso], é polêmica, eu tenho uma espiritualidade muito acentuada, mas eu posso te garantir que Claudia Leitte não é uma pessoa racista", disse ele.

Continua depois da publicidade

O Ministério Público da Bahia recebeu e avaliará uma denúncia contra a cantora. A ação aponta uma suposta postura discriminatória da baiana.

Ela não havia se manifestado oficialmente até o fechamento deste texto.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados