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Entretenimento
Inscrições para a 2ª turma do Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura, na zona sul, estarão abertas a partir de janeiro
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Público poderá aproveitar os pocket shows de Tasha & Tracie, rappers do Jardim Peri | Divulgação
A 1ª Semana de Moda Periférica, evento organizado pela Fábrica de Cultura Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo, termina neste sábado (30/11) e marca a conclusão da primeira turma do Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura, projeto sediado na unidade. Para comemorar haverá shows gratuitos e desfile.
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Iniciado em 2023, o Núcleo oferece uma formação de dois anos na área têxtil, sob o viés de criação, articulação e ampliação do repertório para pessoas com interesse em moda e empreendedorismo nesse ramo da Economia Criativa.
No sábado (30/11), a partir das 16h, o público poderá assistir ao desfile de 26 coleções que destacam a identidade e criatividade dos aprendizes do Núcleo de Moda ao som das DJ’s Maia Caos, Cais Niara e Livea.
Após os desfiles, o público poderá aproveitar os pocket shows de Tasha & Tracie, rappers do Jardim Peri, zona norte da capital, que trazem suas vivências e a cultura de quebrada, e da rapper Karol Conká, que apresentará músicas marcadas pela força da mulher e pela riqueza da cultura negra.
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As gêmeas do Jardim Peri também são juradas no novo reality da Netflix, "Nova Cena".
Além da formação para os aprendizes, o Núcleo de Moda realizou cerca de 16 encontros livres, entre oficinas de prática têxtil, palestras sobre criação de marca e identidade, e bate-papos com criadores de moda, como Cintia Félix, da AzMarias, e Brabo, da Brabo.br.
Outra ação do projeto é a Troca de Saberes, uma série de encontros, com duração de três meses, abordando questões como identidade, moodboard (painel com referências visuais), direção de arte, corte e costura. Essas ações impactaram quase 400 pessoas em dois anos de atuação.
Neste ano de 2024, para ampliar o foco em empreendedorismo, o Núcleo de Moda realizou duas edições da Mostra Moda, alcançando um público de mais de 500 pessoas e potencializando cerca de 40 empreendedores locais.
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Nos últimos dois anos, a turma desenvolveu quatro desfiles, alcançando um público de quase 800 pessoas, e produziu três coleções colaborativas focadas na construção de uma moda brasileira periférica. Agora, os quase 30 aprendizes irão apresentar coleções individuais na 1ª Semana de Moda Periférica.
A partir de janeiro estarão abertas as inscrições para a 2ª turma do Núcleo de Moda. Para saber mais sobre o trabalho desse projeto das Fábricas de Cultura e formas de participar, acesse o site do Programa.
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