Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Jornada do Patrimônio começa nesta sexta-feira (2/8) e vai até domingo (4/8) em 40 municípios
Continua depois da publicidade
Trem de Paranapiacaba, localizado no distrito de Santo André | Divulgação/Prefeitura de Santo André
A 5ª edição da Jornada do Patrimônio começa nesta sexta-feira (2/8) e vai até domingo (4/8) em 40 cidades do estado de São Paulo. O evento é gratuito e abre as comemorações ao Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto.
Continua depois da publicidade
Organizado pela secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o tema deste ano é “Ferrovias” e promove o resgate da memória do sistema ferroviário paulista.
Com programação artística em espaços históricos, a ideia do evento é mostrar como a antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural.
"Um meio não só de locomoção e, sim, de histórias, vivências, trocas e experiências. Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do estado", diz Marília Marton, secretária da Pasta.
Continua depois da publicidade
São Paulo
Em São Paulo, o evento propõe ao público uma reflexão sobre o desenvolvimento do patrimônio ferroviário paulistano e a expansão das linhas férreas da região da Luz, a partir dos edifícios da Pinacoteca e do Memorial da Resistência.
A visita integrada, com foco nas questões patrimoniais, tem início na Pina Luz e depois vai para o edifício do Memorial da Resistência e Pina Estação. São oferecidas 20 vagas.
Continua depois da publicidade
Onde? O ponto de encontro será na recepção da Pina Luz - Praça da Luz, 2 - avenida Europa, 158 - Luz
Quando? Neste sábado (3/8), das 10h às 18h.
Ainda em São Paulo, a Jornada do Patrimônio oferece a oficina educativa “Explore a imaginação com uma viagem de trem”, que será no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Continua depois da publicidade
Voltada para o público infantil, a atividade oferece aos participantes um urso de pelúcia, que será o personagem da aventura, um trem, que poderá ser decorado, e um mapa entre dois pontos imaginários do mundo.
Onde? Museu da Imagem e do Som - avenida Europa, 158 - Jardim Europa
Quando? Neste domingo (4/8), às 15h30.
Continua depois da publicidade
Caieiras
Em Caieiras, o evento traz "A viajante do tempo", com Nina Dó Ré Mi, que vai contar a história de Aurora, uma viajante do tempo que chega às ferrovias da cidade de São Paulo e testemunha o surgimento e o progresso da cidade.
Ela se encanta com esse mundo novo e com as músicas da época e descobre a importância das ferrovias na transformação e no crescimento da cidade.
O conjunto ferroviário de Caieiras foi implementado ao longo da antiga ferrovia de São Paulo, que mais tarde passou pela chamada Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Esta foi a primeira linha ferroviária no estado de São Paulo, conectando o planalto ao litoral.
Continua depois da publicidade
O conjunto, que inclui a estação, o armazém e a vila ferroviária, marcou a consolidação da companhia e promoveu o desenvolvimento da região.
Onde? Estação Ferroviária de Caieiras - Rua Luiz Celso Berti, 179, Melhoramentos
Quando? Neste domingo (4/8), às 16h
Continua depois da publicidade
Santo André
Em Santo André, o público poderá participar da contação “Contos de Descarrilhar o Trem da Memória”, com o Fio da Meada e Amanda Lioli.
“Estava sentada no último vagão, perto da janela, quando uma senhora sentou do meu lado e começamos a conversar. Conversa doce é perigosa, pois puxa nossa voz com vontade de dizer as coisas da vida. E cada estação que passava era uma história que se contava.”
Continua depois da publicidade
Onde? Estação de Paranapiacaba - Paranapiacaba, Santo André.
Quando? Dia 4/8, às 10h
Campos do Jordão
Continua depois da publicidade
Já em Campos do Jordão, a Cia. Ya Matamba vai integrar música, dança e teatro. O grupo de contação de histórias criou uma experiência imersiva que celebra a diversidade e a beleza das culturas africanas e afrodescendentes.
As histórias, passadas de geração em geração, ganham vida na voz dos contadores, enquanto os instrumentos tradicionais, como o tambor e o berimbau, dão o tom à narrativa.
Onde? Parque Capivari / Centro de Memória Ferroviária de Campos do Jordão - Rua Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 - Capivari.
Continua depois da publicidade
Quando? Neste domingo (4/8), às 11h.
Santana de Parnaíba
Dois artistas do grupo Coruja em Cena se unem para uma intervenção teatral, em Campinas. A dupla dará vida à rica história dos trens e das ferrovias no Brasil por meio de uma abordagem divertida e lúdica.
Com músicas envolventes, histórias fascinantes e desafios interativos, o espetáculo promete encantar e educar o público.
Onde? Casarão Anhanguera - Largo da Matriz - Centro
Quando? Neste domingo (4/8), às 14h.
Mairinque
Em Mairinque, o evento promove uma contação de histórias intitulada "Mulheres que sabem o seu lugar no mundo”, com Alessandra Cino.
A contação leva ao público contos tradicionais que exaltam a sabedoria feminina e sua vontade de se colocar no mundo. O elemento comum às histórias é a presença de trens e ferrovias como cenários e meios de transporte das personagens.
Onde? Estação Ferroviária De Mairinque - Praça Senador José Ermírio de Moraes, s/n. - Vila Sorocabana.
Quando? Neste sábado (3/8), às 15h.
Além da capital paulista e dos municípios citados acima, a Jornada do Patrimônio chega às cidades de Bananal, Botucatu, Brodowski, Campinas, Chavantes, Cubatão, Ourinhos, Santa Bárbara D’oeste, Tupã, Araraquara, Bauru, Biritiba Mirim, Casa Branca, Descalvado, Echaporã, Jaboticabal, Jaguariúna, Mogi Das Cruzes, Pindamonhangaba, Queluz, Santa Rita Do Passa Quatro, Taubaté, Santos, Águas Da Prata, Cardoso, Cosmópolis, Cruzeiro, Guararema, Araçatuba, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade