Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Novo romance do escritor e artista paulistano chega ao catálogo da Diadorim e será lançado na Livraria Ponta de Lança em 26 de agosto
Continua depois da publicidade
O escritor e artista Ian Uviedo | Rafael Trindade/Divulgação
O escritor paulistano Ian Uviedo vai lançar o seu segundo livro, “Dois por engano” (Diadorim Editora), em 26 de agosto, às 17h, na Livraria Ponta de Lança (rua Aureliano Coutinho, 26 - Santa Cecília). O autor vai conversar com o escritor José Falero a respeito da obra.
Continua depois da publicidade
O artista renega seu primeiro livro e considera “Café-teatro” (Laranja Original, 2022), como sua estreia “oficial” na literatura. Ele vem das publicações independentes: zines e livros artesanais, entre poemas, desenhos, fotografia e contos.
“Dois por engano” começou a ser escrito na época do lançamento do primeiro livro. O autor o via como uma série de textos independentes com personagens recorrentes, que tinham como plano de fundo o centro de São Paulo e o hábito de caminhar pela região. Após uma nova leitura, ele enxergou uma unidade nos textos, que o tornava um romance.
O livro trata de pessoas desterradas e de exilados políticos. A obra retrata Alberto e Melissa, que se conhecem, se apaixonam, vivem o que o amor pode durar, se separam e se esquecem. Essa seria uma trama simples não fosse o direcionamento político que Uviedo dá ao texto.
Continua depois da publicidade
Filho de uma mulher argentina que teve a vida transformada por decisões políticas arbitrárias e violentas e se estabeleceu em São Paulo (a artista plástica Eva Uviedo), o escritor manuseia o passado e alguns dos traumas da América Latina para delimitar os pontos de intersecção entre o corpo e o estado, entre a violência e o prazer, valendo-se dos afetos como o cenário ideal para um breve tratado sobre os esquecimentos.
A foto da capa de “Dois por engano” foi feita por Rafael Trindade, fotógrafo convidado pela editora para, após a leitura do livro, sair com sua câmera pelo centro da cidade e, de alguma maneira, procurar pelo livro. E o encontrou.
Ian Uviedo já publicou contos, poesia, fotografia experimental e livro de artista de forma independente. Integra a mostra Falares, que compõe o acervo permanente do Museu da Língua Portuguesa. Em 2020, foi indicado pela revista Forbes como uma das personalidades de maior destaque da cena literária e poética brasileira com menos de 30 anos
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade