Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Cercada de curiosidades, personagem não é gata; nem sequer é japonesa
Continua depois da publicidade
Hello Kitty teve lançamento mundial em novembro de 1974 | Divulgação/Sanrio
O lançamento mundial de Hello Kitty, uma das personagens mais famosas do mundo, foi no dia 1º de novembro de 1974. Isso significa que neste ano ela completou 50 anos.
Continua depois da publicidade
Uma das maiores franquias mundiais de mídia teve curiosidades reveladas por sua criadora, Jill Cook, em entrevista ao Today Show no ano do quinquagésimo aniversário.
Uma das principais revelações é que a personagem teria origem inglesa. apesar de a idealização de Kitty ter sido feita por uma empresa japonesa, a Sanrio.
Segundo a criadora, Kitty também não seria uma gata, como muitos suspeitavam. Na verdade, ela é uma menina que cresceu nos subúrbios de Londres, capital da Inglaterra.
Continua depois da publicidade
A empresa responsável por trás da criação a descreve como uma menina “alegre, feliz e com o coração de ouro”. O coração, inclusive, é a razão por trás de outra característica marcante da personagem.
Durante muito tempo se especulou sobre o porquê de Kitty não ter boca. E a resposta é que os criadores queriam inspirar as pessoas a projetarem na personagem seus próprios sentimentos.
Além disso, ela fala com o coração, segundo a Sanrio. Por isso, não expressa os sentimentos como um humano comum.
Continua depois da publicidade
Outras curiosidades são de aspectos como família e relacionamentos. Kitty, por exemplo, tem uma irmã gêmea: “Mimmy”, um namorado: “Dear, Daniel” e um gato de estimação: “Charmmy Kitty”.
Criada originalmente para ilustrar um porta-canetas, a personagem caiu rápido no gosto popular. Em 2019, aliás, passou a ser considerada a segunda maior franquia de mídia do mundo.
A posição foi alcançada após a personagem gerar US$ 80 bilhões de vendas no varejo, ficando atrás apenas de Pokémon, que gerou US$ 92 bilhões no mesmo ano e ficou com o primeiro lugar.
Continua depois da publicidade
Sucesso na China, desde 2015 há um parque temático todo dedicado a ela. Ele fica em Anji County, província de Zhejiang.
No Japão também dá para encontrar um parque dedicado a personagens criados pela Sanrio, além de Hello Kitty. Ele fica em Tema, um bairro do subúrbio de Tóquio, capital do país.
No bairro da Liberdade, em São Paulo, inclusive, o restaurante “Eat Asia + Hello Kitty” é o primeiro da América Latina dedicado à personagem. Ela é uma das lanchonetes temáticas espalhadas por São Paulo.
Continua depois da publicidade
Veja também atração lúdica com infláveis e atrações interativas que chegou à Grande São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade