A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Filipe Maia volta às passarelas da SPFW, fortalecendo o empoderamento negro na moda

Aos 23 anos, o ator, creator e modelo desfilou no último domingo pela marca LED no Komplexo Tempo, ao lado de Erika Hilton, Thiago Pantaleão e Pepita

Natália Brito

14/11/2023 às 16:39  atualizado em 14/11/2023 às 16:42

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Filipe Maia volta às passarelas da SPFW

Filipe Maia volta às passarelas da SPFW | Rachel Pontes/Divulgação

Após sua estreia no maior evento de moda da América Latina, em maio deste ano pela grife DND DENDEZEIRO, Filipe Maia voltou à SPFW. Dessa vez, o ator, creator e modelo de 23 anos representou a marca LED, do estilista mineiro Célio Dias. 

Continua depois da publicidade

"A São Paulo Fashion Week é muito mais que desfiles, mas uma oportunidade de representar nossa sociedade tão plural. Me sinto orgulhoso de fazer parte dessa mudança e de representar uma marca que acredita no poder da diversidade”, reflete.

Trazendo tendências que vão além do estilo, a marca carrega um peso político, de resistência e subversão. Mostra sua conexão com o crochê e o trabalho artesanal, revelando transparências e movimento em suas peças. No desfile, o criador de conteúdo esteve ao lado de personalidades como Erika Hilton, Thiago Pantaleão e Pepita, em um desfile que mostrou a diversidade brasileira.

“Voltar às passarelas no mês da Consciência Negra me traz uma energia ainda maior. É preciso falar das lutas do passado, as que vencemos e as que ainda estão por vir”, exalta Filipe.

Continua depois da publicidade

Predominantemente dominada por modelos brancos, a SPFW começou a trazer a questão de representatividade em 2009. “Nesse ano, foram apenas 8 modelos negros na passarela, entre 344”, conta Filipe. Desde 2020, as marcas participantes da semana de moda são obrigadas a levar, pelo menos, 50% de negros, afrodescendentes e indígenas para as passarelas. “Conquistar este espaço é algo que me dá ainda mais forças para continuar lutando e correndo atrás dos meus sonhos. Mesmo assim, as oportunidades são poucas, ainda preciso concorrer com um irmão negro”, relata. 

Natural de Duque de Caxias, município mais populoso da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Filipe mantém um canal no YouTube com a esposa Gabi Smith, que já passa de 1 milhão de inscritos. Trazendo vídeos divertidos, o casal mostra a rotina junto aos dois filhos, Esperança e Dom. 

Embaixador da marca de roupas Nova Men, utiliza as redes sociais para falar de moda, representatividade e paternidade. “Cada vez mais tenho focado na minha carreira como criador de conteúdo e comunicador, foi por meio dos meus vídeos que as oportunidades começaram a chegar”, revela.  

Continua depois da publicidade

Em 2018, além de uma participação na novela Topíssima, da Rede Record, ele interpretou o personagem Lucas, na série “Impuros”, exibida pela Fox Premium Brasil. Agora empenhado em alavancar a carreira, Filipe voltou a fazer testes para a TV e streamings, investindo no lado artístico. “Escolher fazer o que amo, sempre vai ser a escolha certa”, confessa.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados