A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Maior festival gratuito de música clássica começa este fim de semana; veja programação

Programação artística acontece de 29 de junho a 28 de julho e está dividida entre três espaços em Campos do Jordão e dois na Capital

Monise Souza

28/06/2024 às 14:40  atualizado em 28/06/2024 às 14:44

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Inicia neste sábado a 54ª edição Festival de Inverno de Campos do Jordão

Inicia neste sábado a 54ª edição Festival de Inverno de Campos do Jordão | Íris Zanetti / Divulgação

Começa neste sábado (29) o maior festival de música clássica da America Latina. A programação artística do 54ª edição Festival de Inverno de Campos do Jordão acontece de 29 de junho a 28 de julho e está dividida entre três espaços em Campos do Jordão e dois na Capital.

Continua depois da publicidade

As atrações em Campos do Jordão, ocorrem no Auditório Claudio Santoro, no Parque Capivari e na Capela São Pedro Apóstolo, localizada no Palácio Boa Vista. Já na capital paulista, as apresentações ocorrem na Sala São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. O evento é gratuito.

Ingressos

Confira como retirar os ingressos em São Paulo e em Campos do Jordão:

  • Auditório Claudio Santoro, Sala São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie:

Continua depois da publicidade

Para retirar os ingressos, é necessário entrar no site da Prefeitura de São Paulo, três dias antes de cada apresentação, ao meio-dia. A quantidade que pode ser adquirida é limitada a quatro por pessoa.

Há uma cota de 100 ingressos para serem retirados no dia de cada apresentação na Sala São Paulo e Auditório Claudio Santoro. Eles estarão disponíveis uma hora antes dos concertos.

  • Capela São Pedro Apóstolo:

A distribuição de ingressos ocorre presencialmente, uma hora antes do evento iniciar, na entrada da Capela. A quantidade que pode ser adquirida é limitada a dois por pessoa.

Continua depois da publicidade

  • Parque Capivari:

Para as atrações que acontecem no parque, a entrada é livre, sem necessidade de adquirir ingressos.

Oferecimento de bolsas

Nesta edição, o Módulo Pedagógico do Festival deve oferecer 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos. Veja oportunidades:

  • 119 para instrumentistas;
  • Seis para regentes;
  • Seis para piano e;
  • Seis para violão.

Durante um mês, os professores desenvolvem duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara, música antiga e camerata para que os alunos bolsistas apresentem o balé “O Pássaro de Fogo” de Stravinsky, no dia 20 de julho, com a Orquestra do Festival.

Continua depois da publicidade

Atividades desenvolvidas:

Os alunos terão atividades de:

  1. Prática de Orquestra,
  2. Música de Câmara,
  3. Música Antiga e Camerata,

Maestros convidados:

Entre os maestros convidados estão:

  • O brasileiro Luis Otávio Santos;
  • O italiano Lorenzo Tazzieri;
  • O chileno Maximiano Valdés e
  • Marcelo Lehninger, também brasileiro;

Programação

Na programação artística, destacam-se apresentações do Uruguai, Chile, Colômbia, Inglaterra e Suíça, além dos grupos brasileiros. Na programação deste ano, haverá mais de 60 concertos, todos com entrada gratuita. 

Continua depois da publicidade

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp):

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo é um equipamento cultural do Governo de São PauloA Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo é um equipamento cultural do Governo de São Paulo/Divulgação/Osesp

Entre os destaques da programação artística em Campos do Jordão no primeiro fim de semana, está a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

O Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, deve tocar Brahms e Villa-Lobos no concerto de abertura

Orquestra Jovem do Estado (Ojesp):

Orquestra Jovem do Estado contribui para o aprimoramento técnico e artístico dos bolsistas do projetoOrquestra Jovem do Estado contribui para o aprimoramento técnico e artístico dos bolsistas do projeto/Heloísa Bortz/Governo de SP

A Orquestra Jovem do Estado (Ojesp), com seu regente titular, Cláudio Cruz, interpretará a Sinfonia nº 4 da norte-americana Florence Price, uma obra raramente tocada no Brasil.

Continua depois da publicidade

Atrações estrangeiras:

Entre as atrações, o festival vai receber três grupos sinfônicos de fora do Brasil. Veja:

Osnuble é uma orquestra do Chile, comandada por Emmanuele Baldini
Reprodução/Facebook
Osnuble é uma orquestra do Chile, comandada por Emmanuele Baldini Reprodução/Facebook
A Orquestra Juvenil Nacional del Sodre é do Uruguai e apresentará um repertório dedicado à música das Américas
Divulgação/Orquestra Juvenil Nacional del Sodre
A Orquestra Juvenil Nacional del Sodre é do Uruguai e apresentará um repertório dedicado à música das Américas Divulgação/Orquestra Juvenil Nacional del Sodre
A Orquestra Sinfônica Nacional de Colômbia deve se apresentar no dia 26 de julho
Divulgação/Orquestra Sinfónica Nacional de Colômbia
A Orquestra Sinfônica Nacional de Colômbia deve se apresentar no dia 26 de julho Divulgação/Orquestra Sinfónica Nacional de Colômbia
Os ingleses do Quarteto Piatti se apresentam no dia 12 de julho
Reprodução/Instagram
Os ingleses do Quarteto Piatti se apresentam no dia 12 de julho Reprodução/Instagram
Geneva Brass Quintet se desenvolverá também um trabalho junto dos bolsistas, no dia 9 de julho
Divulgação/Geneva Brass Quintet
Geneva Brass Quintet se desenvolverá também um trabalho junto dos bolsistas, no dia 9 de julho Divulgação/Geneva Brass Quintet

Orquestra Sinfónica de Ñuble (OSNUBLE), é uma orquestra do Chile, comandada por Emmanuele Baldini, e o violonista Fabio Zanon como solista, se apresentará no dia 7 de julho no festival.

Orquestra Juvenil Nacional del Sodre (Uruguai), tendo à frente o maestro Ariel Britos para um repertório inteiramente dedicado à música das Américas, se apresentará no dia 19 de julho.

Continua depois da publicidade

E por fim, a Orquestra Sinfónica Nacional de Colombia, com Yeruham Scharovsky no pódio e a envolvente Scheherazade, de Rimsky-Korsakov, no programa, a apresentação deve acontecer no dia 26 de julho.

Na agenda de música da câmara, também teremos duas atrações internacionais: os ingleses do Quarteto Piatti, que apresenta um emocionante programa com música dedicada às Américas no dia 12 de julho, e o conjunto de metais Geneva Brass Quintet, que vem de Genebra, na Suíça, e desenvolverá também um trabalho junto dos bolsistas, no dia 9 de julho.

Sobre o festival

O Festival de Campos do Jordão é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Continua depois da publicidade

Ao longo de suas 54 edições, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. O festival combina uma programação de música de concerto com trabalho pedagógico.

O evento oferece aos bolsistas a oportunidade de vivenciar importantes nomes da música nacional e internacional, além de proporcionar uma programação cultural para o público.

*Texto sob supervisão de Lara Madeira

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados