Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
CLIMA DE MONTANHA. Campos do Jordão fica a pouco mais de 1.600 m de altitude, o que dá à cidade uma temperatura mais amena durante o ano todo e, claro, frios mais intensos no inverno, com direito a geadas e termômetros abaixo de zero. Além do clima, a gas | Alfribeiro
O vermelho é a cor do Natal, e além dos pratos tradicionais, que incluem nozes, castanhas e frutas secas, as cidades de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal prepararam a Temporada Gastronômica das Frutas Vermelhas, que vai até 3 de janeiro. Organizada pela Associação Cozinha da Mantiqueira, o evento reúne bares, restaurantes e cervejarias artesanais que oferecem bebidas, petiscos, pratos e sobremesas, harmonizados com as frutas que nascem lá mesmo.
Continua depois da publicidade
Os restaurantes prepararam um cardápio especial, como o Alto da Brasa, com a costelinha suína ao molho barbecue de frutas vermelhas; a sobremesa Floresta Negra do Bella Vista, que combina frutas vermelhas, doce de leite, chocolate e suspiros; a Dona Chica, com um iogurte especial que leva amora, framboesa e mirtilo, flores comestíveis e mel; e o Tainakan, com o cordeiro da montanha, que acompanha risoto de funghi, alho confitado, batata rústica e, de sobremesa, cheesecake recheado com cereja, mirtilo, amora e framboesa.
Calma que o festival não acaba aí. A região também é conhecida pelas cervejarias artesanais, que produzem bebidas especiais feitas com base na água da Serra. O passeio pelas fábricas está disponível o ano todo, e é possível conhecer, por exemplo, as instalações da Campos do Jordão, que fica na parte mais alta da cidade; a Caras de Malte e a Vemaguet67. A visitação fica completa com um roteiro de degustação, e ter acesso a bebidas exclusivas.
Continua depois da publicidade
A temporada não poderia ficar sem a decoração de Natal, e os organizadores estão aos poucos colorindo a região. A partir do dia 20 de dezembro, quem for para Campos poderá ver 175 árvores de Natal de mais de dois metros de altura, que foram idealizadas por empresários e entidades da cidade.
Por fim, no dia 12 de dezembro, a partir das 11h30 na praça do Pinho Bravo, o restaurante Dona Chica prepara um prato cujo preço será acessível à comunidade e a renda será revertida para a compra de cestas de Natal, que serão entregues às crianças em um almoço com o Papai Noel no dia 22 de dezembro. É uma temporada e tanto, para conhecer novos pratos e respirar novos ares!
Continua depois da publicidade
Clima ameno
A Serra da Mantiqueira fica entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A cidade de Campos do Jordão (SP) é a mais conhecida, mas outros municípios paulistas como São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier e Santo Antônio do Pinhal fazem parte, bem como as mineiras São Lourenço, Caxambu e Passa Quatro, e as fluminenses Penedo e Visconde de Mauá.
A altitude média das cidades é de 1.500 metros acima do nível do mar, o que já dá aquela sensação de temperatura mais baixa, e até frio intenso, com direito a geadas e termômetros com números negativos, especialmente no inverno. A temperatura mais baixa foi registrada em Maria da Fé, na parte mineira da Serra, quando fez -8,4°C em 1981.
Continua depois da publicidade
Mas há pontos bem mais altos, como o Pico das Agulhas Negras, com seus 2.790 m de altitude, a Pedra da Mina, com 2.798 m, a Pedra do Sino de Itatiaia, com 2.670 m, e a famosa Pedra do Baú, com 1.950 m.
O nome Mantiqueira vem da língua tupi, que significa 'gota de chuva'. Embora lá a chuva não seja abundante como em regiões mais úmidas do país, é na Serra que nascem importantes rios para o Sudeste do Brasil, como o Jaguari, que faz parte do sistema Cantareira de abastecimento de água; o Paraíba do Sul, que deságua no Rio de Janeiro, além de várias fontes de água mineral.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade