Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Quarta edição do projeto ocorrerá após hiato de três anos | Reprodução/Acervo TV Globo
A produção do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo (Dona Ruth: FTNsp) acaba de anunciar que a quarta edição do projeto ocorrerá entre os dias 17 e 26 de outubro de 2025, na capital paulista, após um hiato de três anos.
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez, o evento terá programação nacional e internacional, composta por espetáculos latino-americanos e brasileiros. Entre as atrações do Brasil, estarão peças, debates e ações formativas.
Os responsáveis pela curadoria do projeto são Gabriel Cândido, também à frente da direção-geral do festival, e por Soraya Martins, curadora convidada desta edição.
O festival homenageia permanentemente a atriz Ruth de Souza (1921-2019), ao manter Dona Ruth como parte do nome do evento.
Continua depois da publicidade
Segundo os organizadores, é um reconhecimento a esta mulher negra como uma das atrizes mais importantes da história da dramaturgia teatral, cinematográfica e televisiva do Brasil.
Ruth de Souza, por meio de sua excelência técnica e ativismo, tornou-se uma referência artística e intelectual, bem como um símbolo de abertura de caminhos para artistas negros de diferentes gerações.
O “Dona Ruth: FTNsp” é uma idealização da atriz e gestora cultural Ellen de Paula e do diretor e dramaturgo Gabriel Cândido. O evento teve as suas três primeiras edições realizadas em 2019, 2020 e 2021.
Outros grandes artistas negros já foram homenageados na capital paulista, como o musical “Benjamim, O Palhaço Negro” estreia em São Paulo com versão inédita.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade