Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Cerimônia do Oscar, considerada uma das mais importantes do mundo cinematográfico, ocorrerá em 2 de março deste ano
Continua depois da publicidade
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria melhor atriz de filme de drama pelo filme 'Ainda estou aqui', de Walter Salles | Reuters/Folhapress
O audiovisual brasileiro viveu uma noite histórica neste domingo (5/1), com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro. A atriz venceu na categoria melhor atriz de filme de drama pelo filme 'Ainda estou aqui', de Walter Salles.
Continua depois da publicidade
Em seu discurso, Fernanda Torres celebrou a produção e dedicou o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro. Torres concorreu com grandes nomes do cinema internacional como Nicole Kidman (‘Babygirl’), Angelina Jolie (‘Maria Callas’), Kate Winslet (‘Lee’), Tilda Swinton (‘O quarto ao lado’) e Pamela Anderson (‘The last showgirl’).
Após a premiação, muitos se perguntam se Fernanda Torres já concorre automaticamente ao Oscar. A resposta é não, pois a vitória no Globo de Ouro não garante automaticamente uma indicação ao Oscar.
A lista oficial de indicados ao Oscar 2025 será divulgada no dia 17 deste mês, conforme anunciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Essa lista pode ser diferente da do Globo de Ouro.
Continua depois da publicidade
Já a cerimônia do Oscar, que é considerada uma das mais importantes do mundo cinematográfico, ocorrerá em 2 de março de 2025, no Dolby Theatre em Hollywood.
Para que um filme ou ator seja indicado ao Oscar, é necessário um longo processo de seleção.
A primeira etapa é o período de elegibilidade dos filmes. Esse prazo foi encerrado no dia 31 de dezembro de 2024.
Continua depois da publicidade
A votação inicial, onde os membros da Academia do Oscar escolhem os filmes que avançarão para as indicações, ocorrerá entre 8 e 12 de janeiro de 2025. Após a divulgação da lista dos indicados, um almoço oficial será realizado em 10 de fevereiro, seguido pela votação final que determinará os vencedores entre 11 e 18 de fevereiro.
Este ano, a expectativa é particularmente alta para o filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui'. O longa é considerado um forte candidato e foi submetido a duas indicações: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
O cinema nacional nunca conseguiu um prêmio do Oscar, embora já tenha obtido algumas indicações na premiação. A última vez que recebeu uma indicação de Melhor Filme Internacional foi em 1999, com o longa também de Walter Salles, Central do Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade