Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Calendário astronômico de 2025 contempla eclipses, chuvas de meteoros e mais | I_g0rZh/Depositphotos
Ao longo deste ano ocorrerá vários eventos astronômicos, mais precisamente 37. Entre eles estão eclipses solar e lunar, conjunções planetárias, chuvas de meteoro, superluas e cometas.
Continua depois da publicidade
Para os interessados, a Gazeta preparou uma lista com as datas de cada evento astronômico. Para melhor observação no dia da visualização do fenômeno, é importante buscar locais afastados de grandes cidades para melhor observação.
Além disso, aplicativos de apoio como o Sky Tonight e instituições astronômicas como o Observatório Nacional podem ajudar os observadores iniciantes.
Ao todo, terão quatro eclipses, dois lunares e dois solares. Entretanto, apenas um poderá ser visto no Brasil. Veja datas:
Continua depois da publicidade
Para quem ainda não conhece, um eclipse lunar ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, ocultando parcial ou totalmente o satélite natural do mundo.
Por outro lado, um eclipse solar ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, bloqueando-o parcial ou totalmente. Observar este evento a olho nu pode danificar a retina permanentemente, logo, é recomendado vê-lo com um filtro especial.
No dia 4 de janeiro, a Terra atingiu o periélio, ficando a 147 milhões de km do Sol, o ponto mais próximo da estrela central do Sistema Solar.
Continua depois da publicidade
Em contrapartida, a Terra atingirá o afélio no dia 3 de julho, quando o planeta estará a 152 milhões de km do Sol e atingirá a sua menor velocidade do ano.
Segundo o Observatório de Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), este ano terá 12 conjunções planetárias, momentos em que mais de dois planetas aparecem próximos no céu. Veja datas:
Serão registradas 13 chuvas de meteoro relevantes, segundo o Observatório Real de Greenwich, no decorrer deste ano. Veja lista:
Continua depois da publicidade
Em menor número, terão apenas três superluas até dezembro. O fenômeno ocorre quando a Lua está cheia e em sua máxima aproximação à Terra. Veja datas:
Ainda neste ano, três cometas se destacarão para os observadores. Veja lista:
As informações são do portal g1 e da Forbes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade