Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Fenômeno poderá ser observado por meio de binóculos e telescópios após o pôr do sol | Pexels/Zelch Csaba
São muitos os fenômenos espaciais que atiçam a curiosidade do ser humano, como eclipses, tempestades solares e auroras polares.
Continua depois da publicidade
Um “desfile de planetas” poderá ser observado nesta sexta-feira (28/2), quando sete astros do sistema solar estarão alinhados no céu. O fenômeno poderá ser observado por meio de binóculos e telescópios após o pôr do sol.
O próximo alinhamento planetário semelhante só ocorrerá em 19 de maio de 2161. Em março, também será possível observar o primeiro eclipse lunar do ano, visível em toda a América Latina, incluindo o Brasil.
Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão visíveis a olho nu, enquanto Urano e Netuno exigirão binóculos ou telescópios.
Continua depois da publicidade
No final de fevereiro, Mercúrio se junta ao grupo, aparecendo perto do horizonte. Mas, Saturno estará cada vez mais difícil de ver, pois estará se movendo em direção ao brilho do Sol.
Embora o fenômeno tenha começado em janeiro, o site “Timeanddate” aponta que, em algumas latitudes, as condições ideais para observação do “desfile” ocorrem até esta quarta-feira (26/2).
Para observar o alinhamento, é essencial que o céu esteja limpo e o local livre de poluição, pois nuvens ou neblina podem prejudicar a visibilidade dos planetas.
Continua depois da publicidade
Aplicativos gratuitos, como Stellarium e Star Walk 2, ajudam a localizar os planetas no céu.
O alinhamento planetário é um fenômeno astronômico, mas a impressão de que os planetas estão perfeitamente alinhados no céu é apenas um efeito visual. Isso porque os planetas não estão realmente distribuídos em linha reta e só são percebidos desta forma quando vistos da Terra.
Quando os planetas orbitam em torno do Sol, mantendo-se na trajetória marcada pela força gravitacional da estrela, o fenômeno ocorre. Essa linha imaginária é conhecida como “eclíptica” e explica por que os planetas parecem se aproximar, quando, na verdade, estão distantes.
Continua depois da publicidade
Os planetas não estarão perfeitamente alinhados, apenas visíveis simultaneamente no céu, por isso o fenômeno é chamado de “desfile”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade