Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Visitantes poderão ver maquetes de vários tamanhos em Mogi das Cruzes
Continua depois da publicidade
Haverá trens circulando simultaneamente pelas maquetes controlados por sistema automatizado | Divulgação
A Estação Ferroviária de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, irá receber a 1ª Mostra de Ferromodelismo da região, no próximo sábado (12/10) e domingo (13/10), das 9h às 17h.
Continua depois da publicidade
Conhecido também como modelismo ferroviário, a ideia do ferromodelismo é colecionar ou apenas admirar construções de trens, bondes, automotrizes e cenários, entre outros, em escala reduzida.
Assim, a mostra irá expor ao público um pouco da história das ferrovias e do ferromodelismo, por meio de maquetes em diferentes tamanhos. Como em escala H0, a mais popular do segmento, porque vem do fato que a relação 1:87 é aproximadamente a metade da Escala 0 (1:43,5), que era a menor das antigas escalas 0, 1, 2 e 3, por volta de 1900, e em escalas N, comumente usada para trens de brinquedo, entre outras.
Os visitantes poderão ver vários trens circulando simultaneamente pelas maquetes controlados por sistema automatizado. Entre eles, terá os trens de subúrbio da CPTM, Trem Santa Cruz, Trem de Prata, Trem azul, e outros trens mais recentes que circulam em linhas controladas por DCC.
Continua depois da publicidade
No mês passado, um evento gratuito na Pinacoteca de São Paulo resgatou as memórias de algumas ferrovias da Capital.
O evento contará com a organização da Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF) e a Associação de Ferromodelismo Alto Tietê (AFAT). Um dos responsáveis pelo evento e integrante do grupo Free-moBr, Ricardo Freitas, afirma que o ferromodelismo pode ser a porta de entrada para conhecer lugares e pessoas novas.
A mostra terá o apoio da Frateschi, única fabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais da América Latina.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade