Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Mais de 90 artefatos históricos de culturas que habitaram regiões como o Brasil, Peru e México ficarão expostos
Continua depois da publicidade
Tanga Marajoara (400 d.C - 1300 d.C) | Reprodução/Massapê Audiovisual/Sergio Zacchi
Uma nova exposição na Casa Museu Ema Klabin, na zona oeste de São Paulo, apresenta um acervo de mais de 90 peças arqueológicas que remonta às antigas civilizações das Américas.
Continua depois da publicidade
A mostra “América Pré-Colombiana: Corpo e Território” é gratuita e reúne itens de culturas que ocuparam o continente ao longo de mais de 1.500 anos.
Com curadoria de Daniela La Chioma e Emerson Nobre, a exposição é composta por peças da Coleção Ema Klabin, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), da Coleção Ivani e Jorge Yunes, além de outras coleções particulares.
O acervo inclui objetos feitos entre 1800 a.C. e 1750 d.C., que usam materiais como cerâmica, metais, pedras, conchas e têxteis, muitas das peças são exibidas ao público pela primeira vez.
Continua depois da publicidade
A mostra propõe uma imersão na cultura dos povos originários das Américas por meio de três temas principais: corpo, mito e natureza, e sonoridades
Outra exposição lançada recentemente na capital paulista oferece experiência sensorial gratuita de arte brasileira.
Entre os objetos expostos, duas peças andinas da coleção chamam atenção. Isso se deve ao fato de que elas representam felinos em transformação, símbolos recorrentes nas culturas Cupisnique e Chimú-Inca, que habitavam a região do Peru.
Continua depois da publicidade
A exposição também traz vasos escultóricos da cultura Mochica, conhecidos pelo realismo em retratar rostos de guerreiros e líderes, e os cântaros da cultura Chancay, usados em rituais funerários para guardar oferendas como grãos e líquidos.
Também há na exposição peças da Amazônia brasileira. O público poderá ver, por exemplo, um pote marajoara destinado a armazenar tintas e pigmentos, além de urnas funerárias antropomorfas do estuário amazônico, que refletem a diversidade nas formas de representação corporal entre os povos da região.
A exposição estará aberta ao público até o dia 23 de fevereiro. A Casa Museu Ema Klabin oferece entrada gratuita para todas em todas as atividades.
Continua depois da publicidade
Exposição: América Pré-Colombiana: Corpo e Território
Data: Até 23 de fevereiro de 2025
Local: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo
Horário: De quarta-feira a domingo, das 11h às 17h
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade