Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Mostra fica em cartaz até o dia 11 de maio no museu Casa Mário de Andrade, na Barra Funda
Continua depois da publicidade
Mocidade Alegre foi campeã do Carnaval de São Paulo em 2024 | Felipe Araújo/Liga-SP
São Paulo recebe a exposição gratuita 'Eu Mesmo, Carnaval', em homenagem a Mário de Andrade. A mostra, que fica em cartaz até o dia 11 de maio deste ano, pode ser visitada no Museu Casa Mário de Andrade, na Barra Funda.
Continua depois da publicidade
A exposição é um diálogo entre a pesquisa do escritor paulistano e o enredo da Escola de Samba Mocidade Alegre, campeã paulista de 2024, que se embriagou de Brasil no samba-enredo “Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país”.
Como fio condutor, a mostra apresenta o enredo do desfile campeão da Mocidade Alegre, inspirado nas viagens folclóricas realizadas pelo poeta para explorar a identidade cultural brasileira.
O visitante será guiado pelo personagem Arlequim, uma figura irreverente que, na obra de Mário de Andrade, representa tanto a “cidade desvairada” de São Paulo quanto o próprio poeta.
Continua depois da publicidade
O nome da exposição é uma citação de um verso do poema “Carnaval Carioca”, que reflete a identificação de Mário com a temática.
Além das fantasias que encantaram o público no desfile, a mostra apresenta a cenografia imersiva e interativa, concebida e executada por Stella Tedesco.
Com curadoria de Arthur Major, pesquisador da Casa Mário de Andrade, e Fábio Parra, diretor cultural da Mocidade Alegre, a exposição une o universo museológico e o carnavalesco para criar uma experiência completa e marcante.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade