Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Grupo poderá ver a lua crescente, suas crateras e montanhas, além de planetas, aglomerados estelares e nebulosas, entre outros
Continua depois da publicidade
Evento é aberto ao público, mas observação ocorre por grupos de no máximo 30 pessoas | Alexia Thais Gellona U/Unsplash
A Universidade de São Paulo (USP) oferece durante os fins de semana de lua crescente a "Noite com as Estrelas", uma observação noturna gratuita com telescópios no Observatório Abrahão de Moraes - Valinhos, em Vinhedo, a cerca de 90 quilômetros de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O evento é aberto ao público, mas a observação ocorre por grupo de no máximo 30 pessoas.
Apesar de ser gratuito é necessário fazer a retirada de ingresso por meio da plataforma Sympla. Para saber as datas dos proximos "Noite com as estrelas" consulte essa agenda.
Nestas noites o público tem à disposição dois telescópios MEADE de 12 polegadas, Prometeu e Asterix, com os quais poderão observar a lua, suas crateras e montanhas, os planetas que estiverem visíveis no momento (Vênus, Marte, Júpiter e Saturno), aglomerados estelares, nebulosas e estrelas múltiplas, entre outros.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, o público recebe uma verdadeira aula ao ar livre, de reconhecimento do céu e de astronomia.
Em caso de céu encoberto as observações são substituídas por uma palestra, filme com tema astronômico ou visita aos instrumentos do Observatório.
O Observatório Abrahão de Moraes - Valinhos fica na rua do Observatório, 0, final da rua, Fazenda Santana, em Vinhedo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade