Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Artista pernambucano, homenageado em uma das exposições em cartaz no Itaú Cultural, tem sua forma de tocar, falar e respirar como base da construção do personagem central da trama
Continua depois da publicidade
Peça é da marionetista e diretora Juliana Notari | Divulgação/Diálogo
O Itaú Cultural, centro de cultura na avenida Paulista, região central de São Paulo, será palco do espetáculo gratuito “Diálogo”, da marionetista e diretora Juliana Notari, de quinta a domingo (26 a 29/9).
Continua depois da publicidade
A peça tem como base um estudo da artista sobre o gestual do músico pernambucano Naná Vasconcelos (1944-2016), homenageado em uma das exposições em cartaz no Itaú Cultural. O espetáculo levará à cena uma marionete de 1,50 m, criada e manipulada por Notari, que interage com três músicos em série de improvisos entre música e gestual.
“Diálogo”, personagem central da trama que dá nome ao espetáculo, é um artista ancião que se sente cansado, isolado e silenciado por viver no mundo atual, cheio de comunicados, decretos e gritos.
Assim, a marionete usa o palco e o teatro, espaços que considera sua casa, como local para partir em defesa da necessidade de diálogo. Para tanto, interage com os músicos Fábio Leandro, Felipe Veiga e Heri Brandino.
Continua depois da publicidade
“A essência da música é o diálogo, e a da atuação da marionete também”, explica Juliana Notari sobre a relação que se estabelece em cena entre as duas expressões artísticas.
“A relação que existe entre os instrumentos e o som é a mesma que eu tenho com a marionete”, detalha a artista, que divide o palco com a criação assinada por ela.
Notari ressalta que o personagem não representa Naná Vasconcelos. A marionete é o resultado do estudo do gestual do artista feito por ela, sobre como era sua forma de tocar, falar e até respirar. Naná se faz presente no espetáculo nos detalhes dos gestos, assim como na representatividade da sua relação íntima, profunda e religiosa com a música, os instrumentos de percussão e o corpo.
Continua depois da publicidade
“A peça não traz músicas do Naná, mas, sim, sua musicalidade. Ela está nesse diálogo do personagem com instrumentos como o piano, o vibrafone e a percussão, que serão interpretados em dias alternados durante a temporada, criando um espetáculo diferente a cada dia”, adianta.
Sobre a artista
Juliana Notari se dedica inteiramente à pesquisa e à experimentação nas artes da marionete há mais de 24 anos. A artista, graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi bolsista no Institut International de lá Marionnette em Charleville-Mézières, na França, onde estudou a relação entre marionete, público e marionetista.
Como artista, marionetista, diretora, dramaturga e educadora teatral, criou dezenas de obras, festivais, blocos, cabarés, oficinas e cursos, realizando turnês no Brasil e em mais de 10 países.
Continua depois da publicidade
Como garantir os ingressos?
As apresentações da peça, assim como toda a programação do Itaú Cultural, são gratuitas, mas os ingressos devem ser reservados sempre na quarta-feira anterior à semana de apresentação, a partir das 12h, por este site.
Quem não conseguir garantir as entradas, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e tentar ingressos remanescentes. A fila de espera começa a ser organizada uma hora antes do início atividade e os ingressos são distribuídos por ordem de chegada.
Continua depois da publicidade
Ficha técnica
Concepção e direção-geral: Juliana Notari
Criação de marionetes e animação: Juliana Notari
Direção musical: Felipe Veiga
Criação musical: Fábio Leandro, Felipe Veiga e Heri Brandino
Interpretação musical (Primeiro Movimento): Fábio Leandro e Felipe Veiga
Interpretação musical (Segundo Movimento): Felipe Veiga e Heri Brandino
Figurinos: Maria Elou
Iluminação: Cris Souto
Provocação: Jairo Pereira
Produção: Marionete Livre e Serena Produções
Serviço
Espetáculo “Diálogo”
Quando? De 26 a 29/9 (quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Onde? Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo
Classificação indicativa: 10 anos [temas sensíveis]
Entrada gratuita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade