Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Com a laureação, ela se torna a primeira mulher escritora a receber um nobel da categoria no país
Continua depois da publicidade
Han Kang, Nobel de Literatura 2024 | Reprodução/Instagram
A escritora sul-coreana Han Kang foi anunciada nesta quinta-feira (10/10) como vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2024.
Continua depois da publicidade
A decisão foi divulgada pela Academia Sueca, tornando Han a primeira mulher sul-coreana a receber o mais prestigiado prêmio literário do mundo. O Nobel de Química 2024 premiou cientistas por avanços na estrutura de proteínas, na quarta (9/10).
Ela também é a segunda pessoa de seu país a ser laureada com um Nobel, após o ex-presidente Kim Dae-jung, que recebeu o Nobel da Paz em 2000.
Conhecida no Brasil principalmente pelo romance “A Vegetariana”, Han Kang já havia conquistado destaque internacional em 2016, ao ganhar o Prêmio Booker Internacional.
Continua depois da publicidade
A obra, que explora o colapso existencial de uma mulher que decide parar de comer carne, foi sua primeira publicação no Brasil, editada pela Todavia.
Além de “A Vegetariana”, outros livros de Han também foram lançados no país, como “Atos Humanos”, que trata da violência contra manifestantes estudantis em Gwangju, e “O Livro Branco”, um relato autobiográfico sobre a morte de sua irmã ainda bebê. Todos pela editora Todavia.
A editora Todavia já anunciou que publicará em 2025 o livro inédito da Nobel de Literatura, intitulado “We Do Not Part”, cuja trama envolve a missão de uma jovem de salvar o pássaro de estimação de uma amiga.
Continua depois da publicidade
O romance foi lançado na Coreia do Sul em 2021 e já superou a marca de 200 mil exemplares vendidos.
Han Kang já havia participado, virtualmente, da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2021, onde conversou sobre sua obra “A Vegetariana” e o tema da relação entre literatura e plantas, ao lado da escritora brasileira Adriana Lisboa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade