Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Nova categoria vai entrar em vigor a partir de 2028 | Martin Vorel/Wikimedia Commons
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que a categoria de Melhor Dublê será incluída no Oscar a partir da edição de 2028, que marca a 100ª cerimônia de premiação.
Continua depois da publicidade
As regras para a entrega do prêmio ainda serão anunciadas em 2027 e serão determinadas pelo Conselho de Governadores da Academia e pela liderança executiva.
A decisão de criar a nova categoria foi dada, porque os dublês são partes importantes das produções cinematográficas e, muitas vezes, não tem o mérito reconhecido dentro da indústria.
Quem liderou a campanha para a criação de uma categoria que reconhecesse os dublês no Oscar foi o diretor e produtor David Leitch, responsável por sucessos como “Trem-Bala”, “Deadpool 2” e “O Dublê”.
Continua depois da publicidade
O próprio Leitch começou sua carreira como dublê e coordenador, e ao longo dos anos, apresentou diversas propostas à Academia, levando o Conselho de Governadores a aprovar os novos prêmios.
Em 2007, o SAG Awards, outra importante premiação da indústria, criou uma categoria semelhante: Melhor Performance de um Conjunto de Dublês. “O Dublê”, dirigido por Leitch, recebeu o troféu mais recente. O filme, estrelado por Ryan Gosling e Emily Blunt, mostra os desafio da profissão na indústria cinematográfica.
A última nova categoria de premiação criada foi Melhor Elenco, criada em 2024 e começará entrar em voga na edição 98º do Oscar para filmes lançados em 2025. Relembre os atores que mais foram indicados ao Oscar, mas nunca ganharam.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade