A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

'O Deekapz são os amigos que a gente faz pelo caminho', afirma o duo sobre sua trajetória

Duo fala sobre a produção e lançamento do seu último EP 'Super House' e sobre a carreira na produção musical

Natália Brito

25/11/2023 às 10:00  atualizado em 07/12/2023 às 10:25

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O duo Deekapz lança seu novo  EP

O duo Deekapz lança seu novo EP | Divulgação

O duo Deekapz, formado por Matheus Henrique e Paulo Vitor, está cada vez mais ocupando espaços pelo Brasil e pelo mundo. Com quase 10 anos de carreira, os DJs que misturam funk e música brasileira com grooves e beats suingados lançaram seu último EP "Super House", com quatro faixas. 

Além disso, o duo promove o projeto 0800, uma festa gratuita, nas ruas do centro de São Paulo, com curadoria dos próprios artistas. 

Em entrevista à Gazeta, o Deekapz fala sobre as diversas referências musicais, a produção do último EP e como a 0800 reúne diversos amigos no line-up revelando a essência dos artistas. “O Deekapz são os amigos que a gente faz pelo caminho, esse é o verdadeiro significado”, afirmou Matheus. 

 

Continua depois da publicidade

O duo Deekapz lança seu novo  EP O duo Deekapz/Divulgação

Com um repertório amplo, que explora diversos gêneros musicais, os artistas falam sobre a vasta referências de estilos. "A gente tem uma mentalidade meio que open format [tipo de DJ que mistura diversos estilos musicais no set], e também de escutar música. As minhas referências vão desde John Coltrane, Duke Ellington, na parte do jazz, aí vai para o hip-hop, para o samba. É difícil falar, o jazz e o hip-hop foram minha escola. Na parte de música brasileira, o MPB. O rock também [que veio] da parte da minha mãe sempre me influenciou. A gente tem nossos discos aqui e tem de tudo", explicou Paulo. 

“No meu caso buscava mais do samba. Aprendi a tocar cavaquinho com meu pai e em algumas músicas usava o cavaquinho e a percussão também. Mas tem o jazz, o hip-hop e o R&B”, completou Matheus sobre a influência musical diversa da dupla. 

O novo EP "Super House", com quatro faixas distintas, oferece uma experiência de audição que combina elementos eletrônicos e experimentais, e já era algo presente nas produções. “A ideia surgiu da vontade de explorar um pouco mais o house. A gente tem feito bastante house, inclusive alguns para o nosso disco futuro. Sentimos vontade de fazer mais músicas assim, e a gente tinha algumas faixas que estavam meio encaminhadas e outras fizemos do zero e vimos que elas se complementavam, na parte de criação foi isso", disse Matheus.

Continua depois da publicidade

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Deekapz (@deekapz)

Eles buscaram explorar as nuances do house tradicional, recuperando suas origens e desbravando novas experiências a partir disso. "A gente pensou realmente em juntar essas faixas e mostrar a nossa perspectiva em relação ao house, porque o house tem uma história. Acredito que ele vai sempre se modulando, como qualquer outro estilo. Não é esse house ao pé da letra, é a nossa visão, com a assinatura Deekapz. Lembrando que ele é um gênero emergente de uma cultura periférica, de uma cultura gay, 'tá ligado? A gente tem que lidar para esse lado e dar essa perspectiva, mas com a nossa assinatura", completou Paulo.

O trabalho do duo se expande também para a festa 0800, que é gratuita e acontece nas ruas de São Paulo. "Estávamos precisando de uma cartada nova. A gente sempre teclou nesse lance de que é legal estar nessas casas noturnas, nos festivais, mas ainda assim a gente preza por um tíquete mais barato ou de graça. O nosso público na grande maioria das vezes só tem dinheiro da condução, não tem dinheiro nem para o ingresso, e nem para o consumo das coisas", afirmou Paulo sobre a importância de levar a sonoridade do grupo a outros espaços.

Continua depois da publicidade

No começo do projeto os artistas tinham uma certa apreensão sobre o sucesso da festa. "Sinceramente do meu lado não achei que ia ser do jeito que é assim, achei que ia ser tipo razoável, não flopar, que ia ser OK, mas graças a Deus está dando muito certo", explicou Matheus.

Porém a 0800 já começou como um sucesso e a cada edição acumula um público maior. "Passa um filme desde a primeira que foram mais ou menos 500 pessoas, depois outra que foram mil e pouco. A 0800 é muito especial para a gente porque foi uma forma que conseguimos mostrar para o nosso público uma experiência gratuita, proporcionando a sonoridade dos nossos amigos. A gente prega justamente a representatividade, com um line-up bem inclusivo pensando nesse 360", relembrou Paulo.

O duo Deekapz lança seu novo  EP Os artistas promovem a festa 0800/Divulgação

Próxima edição da 0800

A festa já tem uma nova data agendada, revelada com exclusividade à Gazeta. Neste domingo (26), acontece o "De graça, na praça", das 14h às 22h, na Praça Dom José Gaspar, na República, região central de São Paulo. Com um line-up composto por grandes nomes como Rea47, Deekapz, Dj Nyack, Dj Sophia, Lys Ventura, Rhr e a presença internacional de Jyoty.

Continua depois da publicidade

Ainda sobre o line-up da festa, os DJs afirmaram que a escolha dos artistas é sempre pensada em representatividade e em trazer os amigos para fazer parte do projeto. "A gente sempre acreditou nos nossos amigos. Se for acompanhar o lineup da 0800, por exemplo, são nossos amigos. A gente conhece realmente o trabalho de cada um, e agora está tomando uma proporção louca. Porque tem atração que veio de fora, mas que nos representa muito musicalmente. Tem esse lance também de dar espaço para novas pessoas, que a gente acredita, e é isso que torna mais interessante", afirmou Paulo. 

Novidades

Por fim, o duo revelou que um disco está encaminhado para o ano que vem, e já tem até nome. "Temos um projetinho, estamos há seis meses focado nisso. É nosso primeiro disco, que vamos lançar ano que vem até o primeiro semestre. Para preparar para o disco lembrem que fazemos de tudo, isso é um projeto plural", finalizou Matheus. 

Continua depois da publicidade

Serviço:

Data: 26/11
Horário: 14h às 22h
Endereço: Praça Dom José Gaspar - República, São Paulo - SP
Preço: Gratuito

*Assistente de redação, sob supervisão 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados