Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Cidades como Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Santo André, São Bernardo e São Caetano trazem programação especial e preservam a tradição das celebrações junto aos fiéis
Continua depois da publicidade
Tapete de Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica | Divulgacãoo/PMC
Nesta quinta-feira (30), a celebração de Corpus Christi movimenta diversas cidades da Grande São Paulo com a tradicional confecção dos tapetes coloridos nas ruas. A data é de grande importância para a Igreja Católica por comemorar o sacramento da Eucaristia.
Continua depois da publicidade
Os tapetes, feitos com serragem, areia e outros materiais, simbolizam a reverência e a adoração dos fiéis. As procissões sobre os tapetes são uma expressão de fé e devoção, refletindo a unidade e a espiritualidade da comunidade católica.
Cidades como Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Santo André, São Bernardo e São Caetano, preservam a tradição de dedicar o dia de Corpus Christi com celebrações junto aos fiéis.
Santana de Parnaíba é uma das cidades da região metropolitana destaque na celebração de Corpus Christi. Nesta quinta-feira (30), a cidade recebe a tradicional Festa de Corpus Christi, a qual é tradição desde 1961. A festa terá a confecção do tapete com 60 obras, missas, praça de alimentação, feira de artesanato e programação especial das 6h às 17h.
Continua depois da publicidade
O evento, que tem como tema “Eucaristia, fonte de unidade e fraternidade: o pão que partimos é a comunhão no corpo de Cristo” é feito pela prefeitura de Santana de Parnaíba e a igreja matriz Santa Ana. Afesta tem o objetivo levar a eucaristia (segundo o catolicismo) para as ruas.
Em Taboão da Serra, o Santuário Santa Terezinha também realizará a confecção dos tradicionais tapetes feita com a participação de voluntários. Este ano serão confeccionados 121 quadros (tapetes) no tamanho 5 por 2, com temas litúrgicos em serragem colorida.
Cerca de 700 metros serão confeccionados com TNT, que servirão para a passagem da procissão com o ostensório (objeto sagrado destinado a expor aos fiéis à santa hóstia, nos momentos de adoração). Os tapetes serão espalhados em um espaço de mais de 1 km, que terá início no pátio do Santuário Santa Terezinha.
Continua depois da publicidade
Em Santo André, a celebração promete ser especial. A Igreja Matriz terá duas missas na quinta-feira (30), uma às 8h e outra às 18h. Após a missa das 8h, uma procissão será realizada ao redor dos tradicionais tapetes confeccionados pelos paroquianos e voluntários. Esse ano, os tapetes serão maiores com 2 por 3 metros cada.
Em São Bernardo, as paróquias da região Anchieta organizarão uma missão regional às 9h na Avenida Robert Kennedy, presidida pelo padre Geraldo. Após a missão, uma procissão envolverá onze paróquias locais, reunindo fiéis pelas ruas da cidade.
A Paróquia Sagrada Família de São Bernardo irá iniciar a preparação do tapete na quarta-feira (29), às 18h, e irá terminá-lo em conjunto com outras dez paróquias da região na pista central da Avenida Robert Kennedy.
Continua depois da publicidade
Em São Caetano, a Igreja Matriz Sagrada Família, localizada na Praça Cardeal Arco-Verde, 100, Centro, celebrará o dia de Corpus Christi com uma missa às 10h, conduzida pelo padre Paulo Borges Moraes, seguida pela tradicional procissão.
Já na Paróquia São João Batista, na Rua Piauí, 774, Santa Paula, o padre Antônio Becker ministrará uma missa às 9h, proporcionando aos fiéis duas oportunidades para vivenciarem esta data importante para os fiéis.
A Igreja Matriz Sagrada Família de São Caetano planeja confeccionar 34 tapetes com serragem colorida, areia colorida, casca de ovos, borra de café e sal grosso.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade