Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Maior escola de música e artes cênicas da América Latina está no interior de São Paulo
Continua depois da publicidade
Cursos presenciais serão no setor de Artes Cênicas do Conservatório | Divulgação/Conservatório de Tatuí
O Conservatório de Tatuí, maior escola de música e artes cênicas da América Latina, localizado no interior de São Paulo, anuncia a abertura das inscrições para os cursos de aperfeiçoamento e livre em artes cênicas.
Continua depois da publicidade
Com temas como “composição cênica em espaços não convencionais” e “teatro musical”, as artistas e professoras Cris Rocha e Fernanda Maia ministrarão as aulas durante os meses de outubro a dezembro deste ano, em formato presencial e online.
As vagas são limitadas, por ordem de inscrição ou seleção por meio de carta de interesse, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet. Os cursos, como todos os oferecidos pelo Conservatório, são gratuitos.
Além disso, o Conservatório oferecerá ainda um curso de curta duração com o Mestre Martelo, de Pernambuco, e Cibele Mateus, de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Se você gosta de artes cênicas, confira também o festival de teatro que levará artistas renomados ao interior de São Paulo.
Veja abaixo detalhes sobre os cursos:
Curso livre
Continua depois da publicidade
O curso “Corpo-Paisagem Corpo-Passagem: experimentos de composição cênica em espaços não convencionais”, com Cris Rocha, abordará a atuação por meio da prática da composição cênica e proporá a investigação das possibilidades teatrais em espaços não convencionais.
Pensadas a partir da obra da artista cubana Ana Mendieta, as aulas farão com que os alunos expandam suas fronteiras, pesquisando a intersecção entre teatro, performance, corpo e natureza.
Cris Rocha
Continua depois da publicidade
Paulistana, formada pela EAD–ECA–USP e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista, a artista foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz em 2006 pela sua atuação no espetáculo “Ferro em Brasa”.
Professora de atuação na Escola Livre de Teatro de Santo André, onde também criou e conduziu o núcleo de estudos poético-políticos “Mulherada no Front”, Rocha é parte da companhia “Os Fofos Encenam”, integrando a equipe artístico-pedagógica, com foco na comicidade.
Foi coordenadora dos projetos “Teatro Vocacional” e “Ademar Guerra”, e dirigiu “Cena Ouro Epide(r)mia”, com a Cia. Mungunzá de Teatro, atualmente em cartaz no Teatro de Contêiner, entre outros espetáculos.
Período do curso: De 22/10 a 26/11
Aulas presenciais: terças-feiras, das 14h às 18h
Local: Setor de Artes Cênicas - Rua XV de Novembro, 63, Centro, Tatuí-SP
Carga horária: 24h
Total de participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dança, performers e artistas do corpo em geral
Pré-requisitos: Carta de interesse
Prazo de inscrição: Até 07/10
Se inscreva aqui e, em caso de dúvidas, entre em contato com [email protected]
Curso de aperfeiçoamento
O curso “Teatro Musical, um panorama para artistas do teatro e da música”, com Fernanda Maia, visa introduzir fundamentos do teatro musical, oferecendo uma compreensão abrangente de aspectos técnicos, artísticos e históricos. Será apresentado um panorama do gênero, assim como a análise de obras, suas estruturas e particularidades.
Continua depois da publicidade
Fernanda Maia
Dramaturga, compositora e diretora musical, Fernanda Maia é um dos nomes de referência no teatro musical brasileiro. Ela é autora de musicais como “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”, “Lembro Todo Dia de Você”, “Além do Ar”, entre outros espetáculos.
Seus trabalhos mais recentes como diretora musical incluem “Clara Nunes, a tal Guerreira”, “Cabaret Kit Kat Klub” e “Sweeney Todd”.
Período do curso: De 15/11 a 5/12
Aulas online: Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h
Carga horária: 48h
Total de participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dança, músicos e musicistas, performers, artistas do corpo, etc
Pré-requisitos: Formação básica em alguma das linguagens referidas e carta de interesse
Prazo de inscrição: Até 07/10
Se inscreva aqui e, em caso de dúvidas, entre em contato com [email protected]
Continua depois da publicidade
Curso de curta duração
O curso “Loa, toada e presepada (Cavalo-Marinho)”, com Mestre Martelo (PE) e Cibele Mateus (SP), é fundamentado na brincadeira do “Cavalo-Marinho” pernambucano. Serão apresentados os contextos socioculturais e históricos da manifestação artística e trabalhadas as vivências práticas de elementos que constituem algumas de suas figuras (personagens).
Mestre Martelo - Sebastião Pereira de Lima
Conhecido como Seu Martelo, é brincador de “Mateus” (personagem) de “Cavalo Marinho” há 69 anos, sendo o mais velho em atividade no estado de Pernambuco.
Continua depois da publicidade
Ele integra o grupo “Estrela de Ouro” há 46 anos e é autor do livro “Mateus de uma vida inteira”, em que narra sua trajetória de vida e brincadeira.
Cibele Mateus
É artista da cena, diretora, educadora social e pedagoga. Desde 2005 desenvolve seus trabalhos cênicos a partir de motrizes e matrizes afro-brasileiras.
Período do curso: De 2 a 4/10
Aulas presenciais: De quarta a sexta-feira, das 14h às 18h
Local: Setor de Artes Cênicas - Rua XV de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP
Carga horária: 12h
Total de participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos (as), performers, músicos e musicistas, artistas do corpo e interessados em geral
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 2/10
Se inscreva aqui e, em caso de dúvidas, entre em contato com [email protected]
Continua depois da publicidade
Sobre o Conservatório de Tatuí
Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística do estado de São Paulo.
O espaço oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de artes cênicas, música erudita, música popular e educação musical, atendendo tende cerca de 2.700 estudantes anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai, Venezuela, entre outros.
Continua depois da publicidade
Sua importância no cenário musical garantiu à cidade de Tatuí o título de “Capital da Música”, aprovado por lei em janeiro de 2007.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade