Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Quem é paulistano ou trabalha na Capital já sabe que de segunda a sexta o cardápio possui pratos fixos; veja onde comer
Continua depois da publicidade
Às segundas, serve-se o famoso virado à paulista | Divulgação/Governo do Estado
Apesar de ser conhecida por sua diversidade, a gastronomia de São Paulo também possui particularidades. Quem é paulistano ou trabalha na Capital já sabe que de segunda a sexta o cardápio possui pratos fixos, afinal quem nunca ouviu na frase “quarta-feira é dia de feijoada!”?
Continua depois da publicidade
Confira os pratos de cada dia e onde comê-los.
Às segundas, serve-se o famoso virado à paulista. Um prato que teve origem nas expedições dos bandeirantes e faz parte da cultura paulista até hoje. Todos os restaurantes servem o mesmo prato, mas com alguns ingredientes diferentes.
O Bar da Dona Onça fica em um dos edifícios mais tradicionais da cidade, o Copan. O restaurante serve diversos pratos, mas às segundas o virado à paulista é servido em uma versão especial com arroz branco, ovo frito, linguiça, torresmo, couve refogada, carne de porco e tutu de feijão.
Continua depois da publicidade
O Copan fica na avenida Ipiranga, n.° 200, Centro Histórico.
Os restaurantes tradicionais costumavam servir dobradinha, mas por ser pouco consumida na capital paulista, agora, o prato “oficial" das terças é o bife à rolê.
Localizado no centro velho de São Paulo, o restaurante Bancário é bem avaliado por quem o frequenta. O local funciona das 11h30 às 16h na rua da Quitanda, n.° 92, próximo à estação Anhangabaú.
Continua depois da publicidade
Quarta-feira é dia de feijoada. O prato é feito com feijão-preto, costelinha, linguiça, calabresa, acompanhado de couve fininha e farofa. Alguns ainda adicionam outros tipos de carne. Queridinho do meio da semana, o dia da feijoada se estendeu aos sábados também.
O restaurante da chef Manuelle Ferraz oferece a receita de feijoada com feijão-preto com carne-seca, costelinha e linguiça acompanhada por arroz, farofa, couve, laranja e pimenta com banana. A unidade do Masp foi premiada pela Comer&Beber como o melhor restaurante brasileiro.
Massa é o pedido de quinta-feira. Macarrão não falta em nenhum prato nos restaurantes que servem o famoso prato-feito (PF) e comida por quilo. Além de macarrão, também é possível encontrar nhoque, lasanha e até canelone.
Continua depois da publicidade
O Abbraccio Cucina Italiana é um primo do Outback e tem receitas que unem tradição e modernidade. Entre as opções está o carro-chefe chamado 'Fettuccine Abbraccio', uma massa servida ao molho Alfredo com tiras de frango grelhado, cogumelos salteados, ervilhas e parmesão.
O restaurante tem diversas unidades espalhadas por São Paulo, a mais conhecida fica no shopping Anália Franco.
Para encerrar a semana, o peixe está na maioria dos cardápios. Talvez por influência católica, da Sexta-feira Santa, a proteína seja a mais comum no prato paulistano às sextas.
Continua depois da publicidade
Localizado na zona sul, o Bar do Peixe é conhecido pelo PF caprichado e peixes ótimos. Funciona todos os dias, das 11h30 às 18h, na travessa da avenida Macuco, n.° 637 com alameda Arapanes, n.° 787. Além de servir no salão é possível pedir pelo delivery.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade