A+

Entre em nosso grupo

Home Seta

Entretenimento

Como descer a serra rumo ao litoral de São Paulo em segurança

Trechos com descidas íngremes exigem cuidado para não correr o risco de ter problemas com os freios; saiba como fazer uma viagem segura

Bruno Hoffmann

19/12/2022 às 21:48  atualizado em 19/12/2022 às 22:15

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Veja dicas para descer a serra com segurança

Veja dicas para descer a serra com segurança | Mauricio Sosthenes Gomes/M3 Guinchos

Os trechos de rodovias com descidas íngremes, como são comuns para chegar ao litoral de São Paulo, precisam de atenção redobrada para não correr o risco de ter problema com os freios do veículo. Cuidados simples, porém, podem garantir que a viagem ocorra com tranquilidade.

Continua depois da publicidade

Veja dicas para poupar os freios na descida da serra de rodovias como a Oswaldo Cruz, a Tamoios, a Mogi-Bertioga e a Anchieta, em carros com câmbio automático e manual. As orientações são de Mauricio Sosthenes Gomes, da empresa M3 Guinchos.

Desça com o carro engrenado

Use as marchas 1 ou 2 nos carros manuais durante as descidas mais íngremes, para usar o freio motor e pisar no pedal de freio o menos possível. No caso dos veículos automáticos, use as marchas reduzidas em relação à marcha normal, aquelas mesmas que facilitam o carro de seguir em subidas mais intensas.

Continua depois da publicidade

Mantenha distância dos outros carros

Mantenha distância do carro da frente, para você não ser obrigado a frear mais do que o necessário e não haja o risco de colisão em caso de freadas bruscas. Caso seja possível, tente manter o espaço em relação ao veículo de trás também, para que caso o carro dessa outra pessoa derrape em freadas, diminua o risco de atingir o seu veículo.

Cuidado com a neblina e chuva

Continua depois da publicidade

Em caso de neblina e chuva redobre a atenção. Use faróis de neblina ou baixo, nunca farol alto. Fique atento também ao velocímetro para não ultrapassar o limite da via, porque por vezes na neblina não se percebe que está mais rápido do que se deseja. Uma dica para manter o caminho correto é se basear nas marcações de tinta da via. Não faça ultrapassagens.

Atenção especial nas curvas

Em curvas mantenha como referência a faixa do lado de dentro da curva. Por exemplo, em curva para esquerda mantenha o foco da visão na faixa da esquerda. Isso porque há uma tendência de mover os braços para onde se olha e, nesse caso, há o risco de sair da tangência da curva.

Viagens à noite

Evitar viajar à noite por estradas desconhecidas, pelo risco de ausência de sinalizações horizontais e verticais.

Além dessas dicas, a M3 Guinchos e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) explicam o que todo motorista deve fazer antes de qualquer viagem rodoviária:

Continua depois da publicidade

- Providenciar a checagem do automóvel, mesmo para pequenas viagens;

- Faróis acesos para ver e ser visto;

- Pneus calibrados e em bom estado;

Continua depois da publicidade

- Verificar também se os bicos de pneus estão em bom estado, sem trincos na sua base, para não correr o risco de esvaziamento abrupto dos pneus pela quebra dos bicos;

- Motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia;

- Não esquecer de verificar a presença e o estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo.