Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Argentina, Uruguai, Colômbia e Bolívia são as indicações dos especialistas
Continua depois da publicidade
Uma opção não muito valorizada pelos brasileiros é a Bolívia. Mas o país, além de ser barato, possui cultura e características naturais riquíssimas | Vlad_K
As férias de janeiro estão chegando e as pessoas começam a planejar viagens para curtir alguns dias fora com a família ou os amigos. Nos últimos anos, por conta da pandemia de Covid-19, os brasileiros deram preferência para destinos nacionais, especialmente perto da cidade natal. Agora, as viagens mais distantes começam a entrar no radar, mesmo que a situação econômica ainda assuste muita gente.
Continua depois da publicidade
Atualmente, o dólar está cotado em R$ 5,35, o que faz com que muitos desistam dos destinos internacionais. Porém, há alguns países na América do Sul que estão vantajosos para os brasileiros. Basta pesquisa e planejamento para ter uma viagem com bom custo-benefício.
“Uma viagem é composta por um rol de serviços e de interesses que devem ser levados em consideração. Desse modo, não basta apenas ter em mente a paridade entre Dólar ou Euro com o Real, mas é preciso também saber pesquisar os serviços que se quer receber no destino e quanto esses estão custando”, comenta o professor Alan Guizi, do curso de Turismo e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.
Viviane Piovarcsik, gerente executiva de vendas da CVC, acrescenta que é importante também planejar a viagem com antecedência para fazer com que caiba no orçamento.
Continua depois da publicidade
“É importante considerar todas as variáveis no momento de definir uma viagem, pois só pelo câmbio não é possível afirmar se ela sairá mais cara ou mais barata ao bolso. O planejamento da viagem, com a maior antecedência possível, é uma das principais alternativas para se planejar financeiramente, saber os gastos e ir adequando qualquer necessidade de acordo com o orçamento disponível”, orienta.
Bom custo-benefício
Observando todas as variáveis, segundo especialistas, o brasileiro pode ter uma bela viagem, sem comprometer as finanças, se optar por um dos seguintes destinos: Argentina, Colômbia, Uruguai, Panamá e Bolívia.
Argentina
“A Argentina tem se apresentado com um custo-benefício considerável. Apesar da crise econômica e da alta taxa de inflação, o Real mais fortalecido que o Peso argentino tem feito desse país um destino a ser considerado pelos brasileiros”, diz Alan.
Continua depois da publicidade
Viviane completa lembrando que itens como alimentação e hospedagem na Argentina costumam ter preços acessíveis. “Uma das facilidades é que o Real é aceito em muitos estabelecimentos, dando até certa vantagem de negociação na hora do pagamento de serviços”, comenta.
Entre os atrativos do país dos Hermanos, vale destacar o turismo cultual em Buenos Aires, com diversos patrimônios históricos e culturais, a exemplo do Caminito e da cultura do tango, além de muitas atrações em bairros conhecidos como Recoleta e Palermo.
Além disso, também é possível maior contato com a natureza em outras cidades do País, como Bariloche e Ushuaia, ou em Mendoza, onde, segundo Alan, estão alguns dos melhores vinhos argentinos.
Continua depois da publicidade
Colômbia
A Colômbia é outro país citado como alternativa ao turista brasileiro. Entre os atrativos estão patrimônios históricos e culturais nas cidades de Bogotá e Medelín, bem como belas praias banhadas pelo mar do Caribe, a exemplo da ilha de San Andrés, Barranquilla e Cartagena.
Segundo José Graco Silva, diretor-fundador da Graco Viagens, a Colômbia também fornece um bom custo-benefício no aspecto da alimentação.
“Comida de rua, fastfoods ou restaurantes na Colômbia são outros exemplos de pratos bem servidos e saem a um custo-benefício muito bom para o turista brasileiro”, diz José.
Continua depois da publicidade
Uruguai
Famoso pela qualidade de vida, o Uruguai pode surpreender quando o assunto é viagem. Por ser pequeno, não é difícil visitar várias cidades em única viagem, sendo que Montevidéu, Punta Del Leste e Colônia do Sacramento são destinos obrigatórios, sobretudo para quem gosta de cultura, praia e paisagens históricas.
“O Uruguai é forte pelo turismo fluvial, onde muitos aproveitam para cruzar o Rio da Prata e, inclusive, visitar a Argentina. A gastronomia também merece destaque”, comenta José.
Bolívia
Uma opção não muito valorizada pelos brasileiros é a Bolívia. Segundo o professor Alan, contudo, o país, além de ser barato, possui cultura e características naturais riquíssimas que valem a visita, além de se poder comer muito bem, pagando pouco.
Continua depois da publicidade
“A Bolívia se destaca por suas paisagens montanhosas, é preciso ter cuidado apenas com os efeitos da altitude, que podem incomodar um pouco. Vale ficar atento à cultura indígena muito presente no país, como as cholas bolivianas, que são mulheres vestidas de uma maneira culturalmente única, e todos os patrimônios urbanos de característica colonial espanhola, além das histórias indígenas dos locais visitados. Para visita, recomenda-se cidades como La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra”, orienta o professor.
Panamá
O Panamá não fica na América do Sul, mas sim na América Central, mais precisamente no istmo que liga a América do Sul e Central. Ainda assim, segundo Renata Guedes, diretora da Single Trips, agência especializada em viagens para solteiros, vale as horinhas de voo a mais.
“É uma boa opção por sua variedade, desde aspectos históricos, gastronômicos e de atrações naturais por estar no Caribe. Ele reúne, os mesmos aspectos da Colômbia, por exemplo, mas agrega uma boa oportunidade para compras e tem a vantagem de não ser um destino tão procurado”, diz Renata.
Continua depois da publicidade
Para não ter dor de cabeça
Além de fazer a viagem caber no bolso, é preciso olhar outros aspectos para não ter aborrecimentos. Assim, observe a documentação e verifique se tem tudo necessário para entrar no país de destino, optando por ter tudo impresso e salvo digitalmente.
Vale ainda verificar algumas leis do país destino, especialmente as que envolvem consumo de bebidas alcoólicas, bem como as regras e documentações exigidas por conta da Covid.
Por último, os especialistas alertam que sempre vale a pena fazer um seguro viagem.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade