Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Casa Mário de Andrade fica no bairro da Barra Funda | André Hoff / Divulgação
Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, acontece até o dia 21 de maio a Semana Nacional de Museus, com diversas instituições desenvolvendo atividades especiais no período. Para quem não quer deixar a data passar em branco, que tal conhecer casas de personalidades ilustres que viraram museus no estado de São Paulo?
Continua depois da publicidade
Conhecidas como casas-museu, as cidades paulistas contam com diversas instituições do tipo. A seguir, confira cinco das mais famosas.
Casa Mário de Andrade
Fundada como museu desde 2018, a Casa Mário de Andrade, localizada no bairro da Barra Funda, em São Paulo, foi o lar de um dos mais renomados escritores brasileiros por 24 anos, de 1921 até a morte do poeta, em 1945.
No acervo, destacam-se itens como o piano Henri Herz, com o qual Andrade lecionava, armários desenhados pelo próprio escritor, óculos e outros pequenos objetos de escritório e um conjunto de roupa que pertenceu ao irmão de Mário, Carlos.
Continua depois da publicidade
Atualmente o espaço está fechado devido às obras de ampliação, porém as atividades educacionais e culturais continuam a ocorrer na Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, assim como virtualmente. Mais informações em www.casamariodeandrade.org.br
Museu Casa de Portinari
Antiga residência de Candido Portinari (1923-1962), em Brodowski, cidade a 336 quilômetros da capital paulista, o Museu Casa de Portinari foi inaugurado em 1970.
Segundo informações no site da entidade, o complexo é formado por uma casa principal e anexos, construídos em sucessivas ampliações. No acervo há pinturas murais e coleções, como objetos patrimoniais, além de partes da experimentação e produção artística do pintor.
Continua depois da publicidade
O Museu Casa de Portinari funciona de terça a domingo, das 09h às 18h. O ingresso é voluntário, ou seja, o visitante paga o quanto acha que deve. O espaço fica na Praça Candido Portinari, 298, Brodowski.
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
Maria Luísa e Oscar Americano eram patrocinadores da arte e os proprietários da residência no bairro do Morumbi, que hoje abriga a Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, instituída em 1974, dois anos após a morte de Maria Luísa e pouco antes do falecimento de Oscar, também em 1974.
O museu foi aberto para visitação pública em 1980 e soma, junto com o parque, 75 mil m², sendo composto por um acervo de mais de 1500 peças de diferentes períodos históricos, do Brasil Colônia aos Mestres do século XX.
Continua depois da publicidade
O espaço, na Avenida Morumbi, 4077, Morumbi, conta ainda com um salão de chá e pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 17h30. Os ingressos custam a partir de R$ 10 (meia-entrada).
Solar da Marquesa de Santos
A Marquesa de Santos, Domitila de Castro Canto e Melo (1797 – 1867), foi a proprietária entre 1834 e 1867 do Palacete do Carmo, hoje conhecido como Solar da Marquesa de Santos, no centro da capital paulista.
O Solar tem dois andares de área expositiva que, atualmente, contam com três exposições diferentes, além do acervo fixo. O Solar fica na Rua Roberto Simonsen, 136, Centro e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Continua depois da publicidade
Museu Lasar Segall
O pintor e esculturista Lasar Segall nasceu em 1891 na Lituânia e mudou-se para São Paulo em 1923, onde viveu até o fim de sua vida, em 1957.
A casa que hoje abriga o Museu Lasar Segall foi projetada em 1932, sendo que o museu foi idealizado pela viúva de Segall, Jenny Klabin Segall, e criado como uma associação civil sem fins lucrativos em 1967 pelos filhos do casal, Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall.
A antiga residência e ateliê do artista, além de seu acervo museológico, documental e fotográfico, possui um cinema e uma biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.
Continua depois da publicidade
O Museu Lasar Segall fica na Rua Berta, 111, Vila Mariana. O espaço funciona de quarta à segunda-feira, das 11h às 19h. A entrada é gratuita.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade