Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Museu traz literatura infantil e cultura tradicional caipira, além de teatro inspirado na obra de Monteiro Lobato
Continua depois da publicidade
Museu Monteiro Lobato, em Taubaté, também tem peças de teatro inspirada em obras do escritor | Divulgação/PMT
A cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, tem uma atração que costuma atrair públicos diferentes: o Museu Monteiro Lobato, conhecido também como Sítio do Picapau Amarelo.
Continua depois da publicidade
A homenagem ao escritor que dedicou parte das obras para atiçar a curiosidade do público infantil se iniciou em 1958, em um terreno de mais de 20 mil metros quadrados. As construções são típicas do tempo em que Lobato passou a sua infância.
O local se denomina como um centro de referência nacional sobre a vida e a obra de Monteiro Lobado, e sobre literatura infantil, folclore e cultura tradicional caipira.
As atividades teatrais na instituição do Vale do Paraíba se iniciaram na década de 1990, com a professora Conceição Molinaro, e nunca mais pararam.
Continua depois da publicidade
O enredo é pautado na obra infantil do Monteiro Lobato, nos quais os atores atuam caracterizados com as personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.
A adaptação da obra para o teatro é feita pelo educativo do museu de forma colaborativa, com um coordenador artístico e o elenco de atores. A cada quatro meses são executadas novas montagens teatrais.
Atualmente, o espaço possui capacidade para 120 pessoas. O elenco conta com 12 atores que são escolhidos anualmente por meio de um processo seletivo.
Continua depois da publicidade
Para grupos, é necessário agendar a visita pelo telefone (12) 3625-5062. Por esse contato é possível também tirar outras dúvidas relacionadas à visita. O local não tem estacionamento para o público.
O endereço do Sitio do Pica Pau Amarelo é avenida. Monteiro Lobato, S/N, em Taubaté.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade