Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Ações pretendem, não apenas preservar a memória do piloto, mas potencializar o turismo em Ribeirão Pires
Continua depois da publicidade
Ayrton Senna morreu no dia 1º de maio de 1994, após acidente na Itália | Ayrton Senna/Divulgação
Ribeirão Pires, no ABC Paulista, abriga um local turístico que remete ao icônico “S do Senna”, o traçado consagrado no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Localizado na Estrada Vereadora Mercedes D’Orto, uma rota popular entre ciclistas e pedestres, a curva foi mapeada por apresentar uma semelhança de mais de 92% com o famoso traçado da pista de corrida paulistana, uma das mais relevantes para o automobilismo mundial.
No Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 deste ano, o piloto Lewis Hamilton homenageou Ayrton Senna ao dirigir sua McLaren. O modelo corresponde à McLaren MP4/5B, carro com o qual Senna conquistou o bicampeonato em 1990.
De acordo com a prefeitura da cidade, as ações pretendem não apenas preservar a memória de Senna, mas potencializar o turismo em Ribeirão Pires, que já é reconhecida como estância turística.
Continua depois da publicidade
A escolha de Ribeirão Pires aproveita o fato de que a região fica perto de trilhas e cachoeiras e já é uma rota frequentada por esportistas e visitantes aos fins de semana. Com a homenagem, espera-se que a estrada passe a atrair um público mais diverso, composto por admiradores de Ayrton Senna e entusiastas do automobilismo.
O projeto de localizar curvas similares ao “S do Senna” faz parte de uma ação nacional que tem em vista valorizar a herança deixada por Ayrton Senna e é viabilizado por uma parceria entre a Audi do Brasil, o estúdio Bolha, especializado em inovação digital, e a agência iD\TBWA.
Com o uso de tecnologia avançada, os algoritmos desenvolvidos para o projeto analisam o ângulo, o comprimento e a direção das curvas de estradas em várias regiões do País, medindo o quanto cada trecho se assemelha ao famoso traçado associado a Senna desde 1989.
Continua depois da publicidade
No mês de setembro, a ação identificou a primeira curva, em Urubici, em Santa Catarina, na rodovia SC-110, onde o cenário também atrai visitantes pela vista panorâmica da serra.
Das várias curvas que formam todos os 24 autódromos presentes na temporada da Fórmula 1, o “S do Senna” é uma das mais famosas. O icônico trecho, feito em homenagem ao tricampeão mundial, foi inaugurado em Interlagos há mais de 30 anos, no dia 1º de fevereiro de 1990.
Na época, a então prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, anunciou uma grande reforma no Autódromo José Carlos Pace, para recolocar a Fórmula 1 em São Paulo.
Continua depois da publicidade
O objetivo era criar um ponto desafiador no início do circuito, para testar a habilidade e controle dos pilotos. Essa curva se tornou uma marca registrada do autódromo e é lembrada até hoje como uma representação da genialidade de Senna e de seu domínio técnico nas pistas.
Na época, Senna não concordava com a nomeação da curva em sua homenagem, mas, com o tempo, aceitou e batizou o trecho. Ele ainda auxiliou os engenheiros responsáveis pela obra, sugerindo ajustes nas zebras e nos muros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade