Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Passeios revelam casos de cemitérios de SP, além de percorrer o centro atrás de histórias sobrenaturais
Continua depois da publicidade
Passeio recente em um cemitério da região central de São Paulo | Thiago de Souza/O que te assombra
O projeto “O que te assombra?” (@oqueteassombra), ao lado de parceiros, promove quatro passeios “mal-assombrados” em cemitérios e pontos históricos da região central de São Paulo neste fim de semana. Todas as atividades são gratuitas, mas precisam de agendamento prévio.
Continua depois da publicidade
Os tours são comandados pelo pesquisador Thiago de Souza, criador de "O que te assombra?", ao lado de parceiros.
Na sexta haverá a “Necrópole São Paulo e suas vozes”, realizada durante a noite, com concentração às 19h na Necrópole São Paulo (Rua Cardeal Arcoverde, 1250). O tour será dedicado aos jornalistas sepultados no local.
O evento é apoiado pela historiadora Viviane Comunale (@patrimonio_funerariosp) e pela Cortel São Paulo (@cortelsaopaulo). Os organizadores sugerem doações de alimentos não perecíveis, mas não é obrigatório. O agendamento é feito pelo link even3.com.br/visita-mediada-necropole-sao-paulo-e-suas-vozes-467932.
Continua depois da publicidade
Entre os locais visitados estão obras de Galileu Emendabili, Luigi Brizzolara, Victor Brecheret, Nicola Rollo e túmulos da Milagreira Izildinha de Castro e do poeta modernista Menotti Del Picchia, entre outras personalidades.
Já no sábado vai acontecer o “Reconheça o que te Assombra São Paulo”. O passeio tem o propósito de discutir ocorrências de relatos de assombrações pelo Anhangabaú e imediações, provocando reflexões sobre a concepção das histórias sobrenaturais de São Paulo e a organização da cidade.
Entre os pontos visitados estão Terminal Bandeira, Theatro Municipal, Edifício Martinelli, Edifício Joelma, Câmara Municipal, Casa de Dona Yayá e Capela dos Aflitos.
Continua depois da publicidade
A concentração se dará às 9h15 no Metrô Anhangabaú, na saída para o Terminal Bandeira. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível em form.jotform.com/241495491129664. A atividade é feita em parceria com a Reconheça São Paulo.
Ainda no sábado, a partir das 20h, haverá o já clássico “Consolação e suas vozes”. O tour vai percorrer túmulos de personalidades que desempenharam papéis significativos na história da cidade de São Paulo.
Também será falado sobre milagreiros populares, além de explorar a arte tumular de modo geral e protagonistas de lendas e cenas urbanas marcantes.
Continua depois da publicidade
Entre os parceiros estão @patrimonio_funerariosp e @estudoscemiteriais com supervisão e apoio da @consolaresp e curadoria turística do @reconhecasp. O link para reserva dos ingressos: form.jotform.com/241294822292660.
O Cemitério da Consolação fica na rua da Consolação, 1660.
Por fim, no domingo, às 17h, haverá um passeio pelo Cemitério dos Protestantes.
Continua depois da publicidade
A atividade terá a parceria da historiadora Viviane Comunale e do pesquisador Marcelo Silva, que também sepultador do Cemitério dos Protestantes, além do Grupo Acempro.
Entre as personalidades sepultadas no local estão Anita Malfatti, Charles Muller e o Reverendo Ashbel Green Simonton. A necrópole é ainda adornada com monumentos e obras de arte de valor inestimável, como a Cruz de Ipanema e a peça “Nicolina Vaz”.
A inscrições serão limitada a 60 participantes e pode ser realizada por meio do link even3.com.br/visita-mediada-vozes-do-protestantes-467928.
Continua depois da publicidade
O Cemitério dos Protestantes fica na rua Sergipe, 177. A concentração se inicia às 18h.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade