Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Novo local é idealizado por Mestre Dalua e Felipe Roseno
Continua depois da publicidade
Empresários Mestre Dalua e Felipe Roseno | Bruna Laja
A cidade de São Paulo ganha mais um aparelho cultural que é Casa de Cultura Os Capoeira, no bairro da Vila Madalena. O projeto, idealizado por Mestre Dalua e Felipe Roseno, que são capoeiristas e percussionistas, tem o intuito de resgatar e difundir a cultura ancestral brasileira.
Continua depois da publicidade
Os empresários são frequentadores da cena cultural da capital paulista, e criaram o local a partir da necessidade de um espaço que abrigasse a pluralidade de expressões culturais brasileiras. A partir disso, a dupla passou a delinear o que mais tarde se tornou a Casa de Cultura Os Capoeira.
Mestre Dalua começou a dar aulas de capoeira no bairro da Vila Madalena em 2014, e conforme os anos se passaram a procura cresceu muito. Com a necessidade de um espaço aliada ao desejo de materializar o projeto, nasceu a casa de cultura.
"Toda minha formação com percussão se dá através da capoeira, no nosso entendimento a capoeira é a formação primária e um pilar muito importante em tudo o que diz respeito à percussão brasileira, com muitas culturas relacionadas de matriz africana no Brasil"
Continua depois da publicidade
A curadoria do local reúne uma programação variada, entre cursos regulares de capoeira, dança afro, forró e percussão, além de eventos que celebram datas tradicionais do calendário brasileiro.
Além da vontade de ter um espaço voltado a percussão e a capoeira, o local nasceu de uma vontade de repassar o conhecimento para sociedade, como ressaltou Felipe Roseno.
"Estamos fazendo alguma coisa realmente em prol da sociedade, uma troca desse conhecimento que a gente adquiriu em todos esses anos. Para devolver isso para a sociedade de um jeito nosso. É um sonho realizado"
Continua depois da publicidade
Também participaram da criação do projeto Cauê Silva e CM Leandro Vieira, do Bloco Os Capoeira. O novo espaço traz em sua arquitetura um salão principal desenvolvido com tratamento acústico, que o transforma em um estúdio.
O ambiente foi pensado para a produção de conteúdos cultural-artísticos, como gravações de músicas, shows, apresentações teatrais, ensaios de corais, de blocos de carnaval e audições.
Além disso, a nova casa ainda tem espaço para eventos culturais, sociais e corporativos, shows e peças de teatro, e oferece ainda um acervo literário disponível para consulta e empréstimo.
Continua depois da publicidade
O novo local tem uma parceria firmada com a Gruen Biogás para promover o projeto “Roda do Crescimento”, entre maio e novembro de 2024. O espaço irá receber 35 crianças e adolescentes do projeto social Pequeninos, da Segunda da Favela da Paz, para terem aulas com os professores de percussão, dança e canto.
A iniciativa acompanha ainda uma série de exposições do povo indígena Fulni-ô, do estado de Pernambuco, com seus artesanatos nativos na Casa de Cultura Os Capoeira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade