A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 18 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Campos do Jordão é destaque do design com festival inovador

Descubra como o Campos do Jordão Design Festival transforma a cidade em centro de criatividade e inovação

Natália Brito

30/08/2024 às 16:30  atualizado em 30/08/2024 às 19:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Recém-restaurado bondinho do Parque do Capivari

Recém-restaurado bondinho do Parque do Capivari | Divulgação

O Campos do Jordão Design Festival é o local ideal para os apaixonados por design e arquitetura. O evento vai até domingo (1º/9), na cidade mais alta do Brasil, com diversas atividades da temporada de inverno.

Continua depois da publicidade

Em sua segunda edição, o festival destaca a importância cultural, artística e paisagística com exposições, instalações, palestras e eventos em diferentes locais da cidade.

O festival transformou Campos do Jordão em um centro de criatividade, reunindo especialistas em design, mídia especializada e público qualificado. Com exposições, palestras e experiências imersivas, o evento explora o potencial inovador da região.

O festival recebe grandes nomes do design brasileiro como Gustavo Bittencourt, Paulo Alves, Soso Vilela, Ana Neute e Leo Shehtman, nomes selecionados e convidados por Carmem Alvim.

Continua depois da publicidade

Prana Park, conhecido pelo por do sol e aventura| Foto: Divulgação
Prana Park, conhecido pelo por do sol e aventura| Foto: Divulgação
Luxuoso espaço de eventos do recém restaurado Hotel Ort. | Foto: Divulgação
Luxuoso espaço de eventos do recém restaurado Hotel Ort. | Foto: Divulgação
Hotel Toriba, um dos mais tradicionais de Campos do Jordão. | Foto: Divulgação
Hotel Toriba, um dos mais tradicionais de Campos do Jordão. | Foto: Divulgação
Hotel Toriba, um dos mais tradicionais de Campos do Jordão. | Foto: Divulgação
Hotel Toriba, um dos mais tradicionais de Campos do Jordão. | Foto: Divulgação

 

 

Além de oferecer uma imersão completa nos universos de design, arquitetura, artes e gastronomia, o evento reforça seu compromisso em destacar as belezas naturais da cidade. A Gazeta fez uma reportagem com pousadas para você se hospedar em Campos do Jordão. 

Por meio de atividades na natureza, os participantes terão acesso ao Parque Tarundu, além de explorar as alturas no Prana Park, no Pico do Itapeva, ou assistir ao pôr do sol no mirante do Toriba, a mais de 1700 metros acima do nível do mar.

Confira os destaques 

A cidade foi estrategicamente dividida em hubs, para destacar o potencial único de suas regiões.

Continua depois da publicidade

Alto do Lajeado

Ideal para os amantes da natureza e de aventuras, com destaque para o Parque Tarundu, que oferece esportes radicais como tirolesa e trilhas. O Parque Bambuí e o clássico Hotel Toriba completam o cenário com paisagens deslumbrantes, culinária afetiva e muita história.

Capivari

O coração vibrante de Campos do Jordão, onde o Parque do Capivari, revitalizado, une natureza e urbanidade. O hub é repleto de cafés, lojas e restaurantes, além de abrigar pousadas sofisticadas como Figueira da Serra e Luis XV. A Boulevard Geneve é o ponto alto para compras e experiências culturais.

Caminho do Horto

Um refúgio natural no Parque da Lagoinha, perfeito para quem busca tranquilidade e inspiração. O local é palco do evento “Mãostiqueiras”, que celebra o artesanato local e sua influência no design contemporâneo.

Continua depois da publicidade

Ort

O Hotel Ort, com sua combinação de luxo e natureza, é o cenário de eventos imperdíveis do festival. Com jardins deslumbrantes e uma arquitetura bávara, o hub oferece a exposição “Mobiliário Brasileiro Contemporâneo”, que celebra o melhor do design nacional.

Morro do Elefante

Oferece uma vista panorâmica de Campos do Jordão e é acessível pelo teleférico reformado. O local abriga o Chris Park Hotel e é o palco do encerramento do festival, em um ambiente descontraído e musical.

Alto da Boa Vista

Cultura e sofisticação se encontram neste hub, que engloba o Palácio da Boa Vista e o Museu Felícia Leirner. Ambos oferecem uma imersão na arte e na história, em meio à beleza natural da Serra da Mantiqueira.

Continua depois da publicidade

Exposições fixas e exclusivas

Durante o Campos do Jordão Design Festival, os visitantes têm a oportunidade de explorar uma rica variedade de exposições e instalações distribuídas por toda a cidade. Veja os principais destaques entre as atrações!

  • Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro: Exposição permanente das esculturas de Felícia Leirner, que integra arte e natureza em um espaço de contemplação único.
  • Museu Casa da Xilogravura: Este museu, localizado no bairro de Jaguaribe, apresenta a 12ª mostra temporária de Joaquim Corrêa Citran, celebrando os 150 anos de Campos do Jordão, além da exposição “100 anos do autorretrato de Tarsila do Amaral” e “Olhar a Terra pelo céu.”
  • Palácio Boa Vista e Capela São Pedro Apóstolo: As exposições “100 anos do autorretrato de Tarsila do Amaral” e “Olhar a Terra pelo céu” estão presentes também nestes locais icônicos.

Além desses locais fixos, o festival oferece diversas exposições e eventos especiais:

  • Parque Bambuí: Exposição fotográfica “A Paisagem Construída,” com curadoria da arquiteta Dr.ᵃ Flávia Rudge Ramos e coordenação geral de Aref Farkouh.
  • Design do Lajeado: Exposições de artistas locais, integrando a comunidade criativa da região.
  • Espaço Da Vivere: Sediando a 12ª Mostra Da Vivere de Decoração, destacando o trabalho de designers e decoradores regionais.
  • Parque da Lagoinha: O talk “Mãotiqueiras” faz parte do projeto que discute a valorização do trabalho manual e o impacto do artesanato local no design contemporâneo.
  • Hotel Boutique Quebra Noz: Exposição de artistas e designers da Mantiqueira, mostrando a influência local no cenário de design.
  • Ort Hotel: Exposição de Mobiliário Brasileiro Contemporâneo, com peças assinadas por renomados designers e curadoria de Carmem Alvim.
  • Sans Souci Patisserie: Exposição de cerâmicas por Eleonora Padovan, destacando o trabalho artesanal na cerâmica.
  • Pousada Luís XV: Programação variada e destacada no site oficial do festival.
  • Parque Capivari: Instalação da La Fonte por Natasha Schlobach e Max Germano, integrando a natureza e a arte em um ambiente revitalizado.

A programação completa e a área para inscrição nos eventos podem ser encontradas no site oficial do festival.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados