A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 21 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Cafeteria de São Paulo é a única do Brasil entre as 100 melhores do mundo

Local ficou à frente de estabelecimentos da Alemanha, Argentina, México, Venezuela, Estados Unidos, Uganda e Peru

Hebert Dabanovich

20/02/2025 às 09:40  atualizado em 20/02/2025 às 09:49

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cafeteria da Vila Madalena está entre as 100 melhores do mundo

Cafeteria da Vila Madalena está entre as 100 melhores do mundo | Reprodução/Instagram/@cuppingcafe

A cafeteria paulistana Cupping Café, localizada na Vila Madalena, é a única brasileira na lista das 100 melhores do mundo.

Continua depois da publicidade

A lista foi divulgada nesta segunda-feira (17/2) em Madrid, na Espanha, na primeira edição do The World’s 100 Best Coffee Shops, que destaca as melhores cafeterias do mundo especializadas em cafés especiais.

A cafeteria ficou em 92º lugar, à frente de estabelecimentos da Alemanha, Argentina, México, Venezuela, Estados Unidos, Uganda e Peru. 

O barista e mestre de torras por trás da Cupping, Gabriel Penteado, disse à CNN, que o prêmio é uma divulgação importante, mas o que importa é a qualidade e a percepção dos clientes com a qualidade.

Continua depois da publicidade

A cafeteria abriu em 2017, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, com a proposta de oferecer cafés de alta qualidade, tendo foco nos produtores de café especial do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

A loja faz a própria torrefação há mais de 5 anos e fornece produtos para outros negócios. Penteado diz que fazem a torrefação desde 2020 e, neste ano, o foco será mais nos cafés do que na cafeteria em si, com maior investimento no e-commerce e no marketplace.

No site oficial da cafeteria, clientes podem comprar sacos de café de 250 gramas, além de variedades como Catuaí, Catuaí Vermelho, Catucaí e Gesha. Veja lugares para se refrescar com café gelado em São Paulo.

Continua depois da publicidade

O dono da cafeteria afirmou ainda que trabalham com cafés de origem única, sem blends, porque aprecia o DNA de cada café. Ele afirma que pegam perfis sensoriais muito diferentes e buscam trabalhar com diferentes variedades, além de explorar variados processamentos e terroirs.

Decisão do ranking

O ranking The World’s 100 Best Coffee Shops foi definido por meio de um sistema de votação que combinou a avaliação de especialistas e a opinião do público.

Esse processo considerou critérios-chave como qualidade do café, experiência do barista, atendimento ao cliente, inovação, ambiente, práticas de sustentabilidade e qualidade dos alimentos.

Continua depois da publicidade

A pontuação final foi composta por 70% de votos de profissionais da área e 30% de votos populares.

Para essa seleção, mais de 200 especialistas credenciados pela Specialty Coffee Association (SCA) e pelo Coffee Quality Institute (CQI) analisaram as cafeterias ao longo de um ano.

Após essa etapa, os votos foram compilados em uma lista preliminar, submetida à votação popular online. Essa fase teve mais de 65 mil votos em um período de 15 dias.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados