Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Dezenas de artistas, intelectuais e personalidades de diversas áreas assinaram manifesto em apoio à pré-candidatura de Guilherme Boulos
Continua depois da publicidade
Dezenas de artistas, intelectuais e personalidades assinaram manifesto em apoio à pré-candidatura de Guilherme Boulos | Reprodução/Facebook
Dezenas de artistas, intelectuais e personalidades de diversas áreas assinaram manifesto em apoio à pré-candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) a deputado federal por São Paulo.
Entre os que colocaram seus nomes estão Caetano Veloso, Fernando Morais, Frei Betto, Gal Costa, Marieta Severo, Gregório Duvivier, Nathalia Dill, Ferréz, Zélia Duncan, Dira Paes, Otávio Martins, José de Abreu, José Trajano, Astrid Fontenelle e Bel Coelho.
Também assinaram os advogados Conrado Hübner Mendes, Silvio Almeida, Walfrido Warde e Pedro Serrano, o psicanalista Christian Dunker, as arquitetas e urbanistas Erminia Maricato e Raquel Rolnik, a economista Laura Carvalho e o sociólogo Jessé Souza.
Intitulado "Boulos para Deputado Federal - Por uma Bancada do Povo no Congresso Nacional", o manifesto diz que o que está em jogo em 2022 não é apenas uma eleição, "mas tirar o Brasil do buraco e resgatar a esperança".
"É hora de derrotar Bolsonaro, o bolsonarismo e o seu projeto de destruição de direitos tão duramente conquistados", diz o texto, que defende a ocupação do Congresso por um "projeto progressista, de avanço dos direitos sociais, que paute os verdadeiros problemas do país."
"Hoje o Brasil está nas mãos do centrão, que atua na base da chantagem e do toma lá da cá. Em 2023, precisaremos ter força para revogar os retrocessos, como a reforma trabalhista e o teto dos gastos, e avançar nas pautas que o povo mais necessita. Se existem as bancadas da bala e do boi, por que não uma grande Bancada do Povo e das nossas causas?", continua.
O manifesto destaca a importância de que Boulos tenha votação superior à de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também concorrerá a deputado federal, "por tudo o que ele simboliza".
Coordenador do MTST, Boulos anunciou no final de março que desistiu de disputar o Governo de SP para tentar brigar por vaga no Congresso.
Continua depois da publicidade
Veja o manifesto na íntegra:
"Boulos para Deputado Federal - Por uma Bancada do Povo no Congresso Nacional!
O momento do Brasil é crítico, exige coragem e gestos políticos ousados. Em 2022 precisamos apontar um outro futuro para nosso país e acabar com o pesadelo. É hora de derrotar Bolsonaro, o bolsonarismo e o seu projeto de destruição de direitos tão duramente conquistados.
O que está em jogo neste ano não é apenas uma eleição, mas tirar o Brasil do buraco e resgatar a esperança. Eleger Lula é decisivo, mas vamos precisar de um Congresso diferente. Hoje o Brasil está nas mãos do 'Centrão', que atua na base da chantagem e do toma lá da cá. Em 2023, precisaremos ter força para revogar os retrocessos, como a reforma trabalhista e o teto dos gastos, e avançar nas pautas que o povo mais necessita. Se existem as bancadas da bala e do boi, por que não uma grande Bancada do Povo e das nossas causas?
Em São Paulo, temos ainda o desafio de derrotar Eduardo Bolsonaro por tudo o que ele simboliza. Não podemos deixar que se torne novamente o deputado mais votado.
Mais do que isso: precisamos ocupar o Congresso Nacional com um projeto progressista, de avanço dos direitos sociais, que paute os verdadeiros problemas do país; um projeto construído por várias mãos e a partir da base, com coragem para enfrentar os retrocessos. É isso o que a candidatura de Boulos para federal representa."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade