Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Sheila Vianna, Nepal | /Arquivo pessoal
O coronavírus fez os hábitos de milhões de pessoas no Brasil mudarem nas últimas semanas, como ficar em casa, lavar as mãos com mais frequência e evitar aglomerações. As fronteiras terrestres foram fechadas, e voos do exterior foram cancelados, para evitar que passageiros com o vírus entrem no País.
Continua depois da publicidade
Agora, imagine se você está no exterior e é pego de surpresa com o cancelamento do voo que o traria de volta ao Brasil? É o que aconteceu com milhares de brasileiros que viajavam em férias ou a trabalho e, de uma hora para outra foram impedidos de retornar. A reportagem da Gazeta entrou em contato com cinco brasileiros para conhecer suas histórias: três conseguiram retornar e duas ainda estão no exterior.
Estar fora do país é um agravante, visto que nem todos os lugares aceitam cartões de crédito ou débito, ou não é possível fazer a troca do dinheiro em moeda local.
Nestes casos, há algumas ações a serem tomadas para tentar aliviar a tensão nesse período. Entrar em contato com a agência de viagem ou a companhia aérea para tentar um ressarcimento do valor da viagem ou reagendar a data de volta é uma delas.
Continua depois da publicidade
Do lado governamental, os Ministérios do Turismo e das Relações Exteriores, a Embratur e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) trabalham juntos para auxiliar na repatriação dos brasileiros no exterior. Como os efeitos do coronavírus nos países afetados mudam constantemente, esses órgãos estão desenvolvendo metodologias para tornar esse procedimento mais ágil.
Um caminho para agilizar esse processo é preencher um formulário desenvolvido pela Anac (www.anac.gov.br/brasileironoexterior), que serve somente para viagens aéreas. É um questionário que identifica o passageiro em dificuldade, e ajuda a agência a entrar em contato para futuras orientações. Outra dica é entrar em contato com as embaixadas ou consulados brasileiros, que devem fornecer informações aos brasileiros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade