Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Dados publicados no site da Liesa indicariam, na verdade, um empate entre a Beija-Flor e a Grande Rio | Tomaz Silva/Agência Brasil
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) publicou o mapa de notas da apuração do Carnaval 2025 com um erro que poderia mudar o resultado. A inconsistência estaria na nota que seria da jurada Geiza Carvalho.
Continua depois da publicidade
No dia da leitura das notas, a Grande Rio recebeu duas avaliações 9,9 no quesito bateria, mas ao divulgar o mapa oficial, nesta quinta-feira (6/2), uma das notas virou 10.
Devido ao erro, o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio foi às redes sociais informar que questionará todas as inconsistências durante uma plenária oficial da entidade com as escolas do grupo especial.
"O fato interfere diretamente no somatório oficial de notas da apuração, que também foi divulgado de forma inconsistente no site oficial da LIESA (...) Com a nota divulgada, o somatório correto para o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio seria de 270,0 pontos, que igualaria a pontuação da coirmã Beija-Flor de Nilópolis e constataria um empate entre as escolas, sagrando ambas como campeãs do Rio Carnaval 2025.", escreve a agremiação.
Continua depois da publicidade
Os dados publicados no site da Liesa indicariam, na verdade, um empate entre as duas escolas de samba.
Após a inconsistência ter sido revelada e documentada pela Grande Rio, a reportagem da Gazeta constatou que o erro foi corrigido no site da Liesa. Agora, constam duas notas 9.9 e duas 10, mantendo o resultado lido no evento de apuração da última quarta-feira (5/3).
A resposta para a dúvida é não.
Continua depois da publicidade
Em nota, a Liesa informou que as notas não passaram de um erro de digitação e que isso não deve interferir no resultado:
"Por causa de um incidente (um erro de digitação já corrigido), a Acadêmicos do Grande Rio apareceu por poucos minutos com uma inconsistência no quesito Bateria, com uma das notas diferindo da que havia sido lida na apuração. A correção foi feita de acordo com o que consta nos cadernos de notas, sem prejuízos para o resultado."
Para que ocorra uma mudança no título de campeã é necessário que seja comprovado um erro na divulgação das apurações.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade