Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Troféu concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte incluiu pela primeira vez indicações na categoria 'Cinema'
Continua depois da publicidade
Vencedores foram anunciados na última segunda-feira (20/1) | Alile Dara Onawale/Divulgação
A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) anunciou na última segunda-feira (20/1) os vencedores da premiação anual que reconhece as melhores produções artísticas de 2024 nas categorias: “Arquitetura”, “Artes Visuais”, “Cinema”, “Dança”, “Literatura”, “Música Erudita”, “Música Popular”, “Rádio”, “Teatro, Teatro Infantojuvenil” e “Televisão”.
Continua depois da publicidade
Na categoria “Cinema”, incluída pela primeira vez na premiação, que antes entregava troféus apenas para produções de teatro e TV, os grandes destaques foram “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, e “O Dia Que Te Conheci”, de André Novais Oliveira. Ambos os filmes lideraram a lista de indicações, com cinco nomeações cada.
“Ainda Estou Aqui” conquistou o prêmio de “Melhor Filme” e Fernanda Torres, protagonista do longa-metragem e vencedora do Globo de Ouro por sua performance como Eunice Paiva, levou o troféu de “Melhor Atriz”.
Já o filme “O Dia Que Te Conheci” ganhou na categoria 'Melhor Diretor', para André Novais Oliveira, e Pedro Freire, de “Malu", recebeu um prêmio especial em reconhecimento à sua estreia na direção de longas.
Continua depois da publicidade
Para a premiação de “Cinema”, os jurados foram os profissionais da área: Flavia Guerra, Francisco Carbone, Luiz Carlos Merten, Orlando Margarido e Walter Cezar Addeo.
Confira todos os vencedores da categoria:
A cerimônia de entrega dos troféus está prevista para ocorrer em abril, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. O evento é organizado pela APCA em parceria com a Associação Paulista Amigos da Arte e a Secretaria de Estado da Cultura.
Continua depois da publicidade
O filme sobre a história do assassinato de Rubens Paiva e a luta de sua mulher, Eunice Paiva, foi indicado ao Globo de Ouro de "Melhor Filme de Língua Estrangeira" e ao BAFTA de 2025 na categoria de "Melhor Filme em Língua Não-Inglesa", conquistou o feito de maior bilheteria do cinema brasileiro pós-pandemia e venceu o prêmio de "Melhor Roteiro" no Festival de Cinema de Veneza.
Além disso, a performance de Fernanda Torres na trama ao interpretar Eunice Paiva lhe rendeu o Globo de Ouro de "Melhor Atriz em Filme de Drama”.
Em meio à tantas premiações, a história da família Paiva chegou às salas de cinema estrangeiras na quarta-feira (15/1). O longa-metragem já estreou nos cinemas da França, de Portugal e dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Para comemorar os 471 anos de São Paulo, 'Ainda Estou Aqui' será exibido gratuitamente no sábado (25/1) no Centro Cultural São Paulo (CCSP).
Já no domingo (26/1), o túmulo de Eunice Paiva poderá ser visitado em um passeio mediado gratuito, que ocorrerá no Cemitério do Araçá.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade