Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
História da família Paiva chegará às salas de cinema estrangeiras a partir desta quarta-feira (15/1)
Continua depois da publicidade
A partir desta quarta-feira (15/1), o longa estará em cartaz em 180 salas de cinema na França | Alile Dara Onawale/Divulgação
O lançamento internacional do aclamado filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, começa nesta semana. A partir desta quarta-feira (15/1), o longa, com Fernanda Torres, Selton Mello e grande elenco, além da participação especial de Fernanda Montenegro, estará em cartaz em 180 salas de cinema na França.
Continua depois da publicidade
Distribuída no país europeu pela “StudioCanal”, a chegada da história da família Paiva ao mercado francês foi antecedida por ampla aprovação da crítica, que ressaltou a força da direção de Walter Salles e da atuação de Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva, atuação que lhe rendeu o Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Filme de Drama”.
Algumas das frases usadas pela imprensa francesa para descrever o longa-metragem baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva foram: “Uma obra comovente sobre os anos sombrios do Brasil”, “Walter Salles alcança uma cativante e poderosa narrativa histórica”, “Ainda Estou Aqui: uma história brasileira. Um grande filme impressionista e político” e “Um magnífico retrato de Eunice Paiva”.
Já na quinta-feira (16/1), será a vez de Portugal receber a estreia do filme, que, inclusive, acaba de ser indicado ao prêmio BAFTA de 2025 na categoria de “Melhor Filme em Língua Não-Inglesa”.
Continua depois da publicidade
A cerimônia de premiação, considerada o “Oscar britânico”, ocorrerá no domingo (16/2). Para os portugueses, o longa-metragem será distribuído pela “BigPicture” em 55 salas de cinema.
Na sexta (17/1), a história do assassinato de Rubens Paiva e da luta de sua esposa, Eunice Paiva, chegará às salas de cinema de Nova York e Los Angeles. No país, a responsável pela distribuição será a “Sony Pictures Classics”.
Sinopse de “Ainda Estou Aqui”
Continua depois da publicidade
No início da década de 1970, o Brasil enfrenta o endurecimento da ditadura militar. No Rio de Janeiro, a família Paiva - Rubens, Eunice e seus cinco filhos - vive à beira da praia em uma casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família, “Ainda Estou Aqui” é uma coprodução Brasil-França. O longa é o primeiro Original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração, e tem distribuição da Sony Pictures.
O filme, além de ser indicado ao Globo de Ouro de “Melhor Filme de Língua Estrangeira” e ao BAFTA, conquistou o feito de maior bilheteria do cinema brasileiro pós-pandemia e venceu o prêmio de “Melhor Roteiro” no Festival de Cinema de Veneza.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade