Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Compositor reclamou por desenho feito por Elifas Andreato não ter sido usado em capa de disco: 'Sou este palhaço triste, não aquele alemão'
Continua depois da publicidade
O 'palhaço triste' de Adoniran feito por Elifas Andreato | Arte de Elifas Andreato
Era início dos anos 1980. A gravadora Odeon ia fazer um disco em celebração aos 70 anos de Adoniran Barbosa, e um diretor da empresa convidou o artista plástico Elifas Andreato para fazer a capa do LP. Elifas desenhou o compositor como um palhaço triste, com lágrimas aos olhos, e foi mostrar a obra para o executivo.
Continua depois da publicidade
O retorno que recebeu foi desanimador: “Olha, Elifas, acho que o Adoniran não vai gostar nada de ser retratado desse jeito. Faça uma outra”. O desenho foi refeito de um jeito tradicional, até careta.
Poucos meses depois Adoniran viu a imagem original na casa de Fernando Faro, que comandou durante décadas o programa Ensaio, da TV Cultura, e que foi o responsável pela produção do disco. O compositor se viu naquele palhaço triste, não no "alemão" desenhado por Elifas por pressão do executivo da gravadora.
Pouco depois, telefonou para o artista plástico para reclamar: “Eu sou este palhaço triste, não aquele alemão que você colocou na capa do disco”, disparou Adoniran, chateado.
Continua depois da publicidade
Acatar a opinião do diretor da gravadora se tornou um dos maiores arrependimentos da carreira de Elifas, que morreu em 2022, aos 76 anos. “Nunca passei tanta vergonha. Ele era um palhaço triste, é assim que ele se via. Depois, ainda bem, esse desenho correu o mundo, virou o retrato de Adoniran”, lembrou o artista.
Assista à história contada pelo próprio Elifas:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade