Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
OMS estima que pessoas inativas têm de 20% a 30% mais chances de falecer prematuramente | Tacio Philip Sansonovski/Setur-SP
Para incentivar atividades ao ar livre no feriado da Páscoa e no de Tiradentes, entre 18 e 21 de abril, a Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur-SP) selecionou sete municípios que combinam diversão, natureza e bem-estar, ideais para quem quer sair da rotina.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,4 bilhão de adultos em todo o mundo não praticam atividades físicas suficientemente, o que contribui para um dos principais fatores de risco para doenças não transmissíveis.
A OMS estima que pessoas inativas têm de 20% a 30% mais chances de morrer prematuramente em comparação com aquelas que mantêm uma rotina de exercícios. Assim, aproveite o feriado para começar a se exercitar, além de se divertir e descansar. Confira:
Em botes infláveis e acompanhados de guias experientes, o passeio intercala trechos de calmaria com corredeiras radicais.
Continua depois da publicidade
A atividade é indicada para pessoas a partir de 6 anos e é uma excelente oportunidade para quem busca adrenalina. E o melhor: está a somente uma hora e meia da capital paulista, no Vale do Ribeira.
Em Ilhabela, no litoral de São Paulo, dá para fazer o batismo de mergulho, uma experiência que não exige certificação prévia em mergulho.
O passeio inclui treinamento básico e acompanhamento de um instrutor, permitindo que o turista conheça a rica vida marinha da região, com chances de avistar tartarugas e outros animais marinhos.
Continua depois da publicidade
Em Campinas, no interior de São Paulo, é possível pilotar um quadriciclo por trilhas e estradas de terra, superando subidas e obstáculos. A atividade é guiada e tem duração média de uma hora.
As saídas ocorrem no distrito de Joaquim Egídio, lugar rodeado por natureza, ideal para quem busca aventura com um toque de diversão.
Quem tem filhos pequenos e quer introduzi-los ao contato com a natureza e a prática de atividade física, o mini rafting em Brotas, no interior de São Paulo, é uma opção diferenciada.
Continua depois da publicidade
O passeio, que ocorre no Rio Jacaré Pepira, é voltado para crianças a partir de três anos e acontece em trechos tranquilos do rio, proporcionando uma experiência segura e divertida para toda a família.
Se gosta mais de montanha do que de cachoeira, o roteiro de São José do Barreiro, no Vale Paraíba, é o mais recomendado.
No primeiro dia, a pessoa pode subir o Pico da Bacia, uma das mais desafiadoras trilhas da região. No segundo dia, poder visitar a Cachoeira Santo Izidro, uma das mais belas do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Continua depois da publicidade
A pernoite ocorre em uma charmosa pousada nas montanhas, onde é possível aproveitar a tranquilidade e as paisagens deslumbrantes.
A Caverna do Diabo, localizada em Eldorado, no Vale do Ribeira, é a maior caverna do estado de São Paulo e oferece uma visita às profundezas da terra.
O local é totalmente adaptado para o turismo, com iluminação e escadas de acesso que tornam a experiência segura e inesquecível.
Continua depois da publicidade
Após explorar a caverna, o passeio segue para o Vale das Ostras, um lugar com mais de 12 cachoeiras, onde dá para se refrescar e aproveitar a beleza natural da região.
Se gosta de desafios nas alturas, o arborismo em Socorro, no interior de São Paulo, é o ideal.
Com técnicas horizontais, o interessado pode percorrer um trajeto que liga várias árvores e passa por trechos sobre o Rio do Peixe. A sensação é de caminhar no topo da floresta, com a adrenalina de estar suspenso entre as árvores e a água cristalina abaixo.
Continua depois da publicidade
Além das sugestões citadas acima, um parque aquático no interior de São Paulo oferece acampamento noturno nos dias 26 e 27 de abril, último fim de semana do mês.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade