Entre em nosso grupo
2
Política
Instituto Paraná Pesquisas divulgou novo levantamento nesta sexta-feira (19/7)
Continua depois da publicidade
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) têm empate técnico diz pesquisa | Wilson Dias/Agência Brasil/Zeca Camargo C d D
Às vésperas das convenções partidárias que iniciarão oficialmente a corrida eleitoral para as eleições municipais deste ano, a pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 14 e 17 de julho mostra o atual cenário político na cidade de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado Guilherme Boulos (PSOL) lideram a disputa, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira, 19.
Continua depois da publicidade
No levantamento, Nunes possui 26,9% das intenções de voto, enquanto Boulos conta com 24,7%. Considerando a margem de erro de 2,6 pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados.
Na sequência, em uma situação de triplo empate técnico, estão os pré-candidatos José Luiz Datena (PSDB) com 11,6%, Pablo Marçal (PRTB) com 10,9%, e Tabata Amaral (PSB) com 6,4%. Vale destacar que Tabata empata tecnicamente com Datena no limite da margem de erro.
O grupo intermediário é composto por Marina Helena (Novo) com 3,6% e Kim Kataguiri (União Brasil) com 2,4%. Outros quatro pré-candidatos não atingem 1% das intenções de voto.
Continua depois da publicidade
Entre os entrevistados, 6,7% afirmaram que votarão em branco, nulo ou nenhum, e 4,9% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa ouviu 1.500 eleitores na capital paulista.
Comparando com a pesquisa anterior realizada pelo mesmo instituto em junho deste ano, a alteração mais significativa foi observada em Datena, que cresceu de 8,3% para 11,6%. Os outros candidatos apresentaram variações dentro da margem de erro. Tanto Nunes quanto Boulos tiveram leves oscilações para baixo, com Nunes passando de 28,5% para 26,9% e Boulos de 25,9% para 24,7%.
Em um cenário sem a presença de Kim Kataguiri, que enfrenta dificuldades para consolidar sua candidatura pelo União Brasil, as mudanças são mínimas: Nunes aparece com 27,7%, Boulos com 24,8%, Datena com 11,8%, Marçal com 11,5%, Tabata com 6,8% e Marina com 3,7%.
Continua depois da publicidade
A convenção do PSOL, que oficializará a chapa de Guilherme Boulos e Marta Suplicy, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sete ministros do governo. O evento, marcado para sábado, 20 de julho, no Expo Center Norte, é o primeiro dia permitido pela legislação eleitoral para tais encontros.
Entre os ministros confirmados estão Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Luiz Marinho (Trabalho) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).
Boulos brincou em coletiva de imprensa sobre a presença maciça dos ministros: “É quase a Esplanada dos Ministérios que vai estar nessa convenção”.
Continua depois da publicidade
O MDB, partido do atual prefeito Ricardo Nunes, agendou sua convenção para 3 de agosto, próximo ao prazo final determinado pela Justiça Eleitoral, que é 5 de agosto. O vice na chapa deve ser o coronel Ricardo de Mello Araújo (PL), indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O PSB, que tem Tabata Amaral como candidata, realizará sua convenção em 27 de julho, ainda sem definição sobre o vice. O União Brasil agendou seu evento para 20 de julho, com Kim Kataguiri como pré-candidato, embora o partido ainda considere apoiar Nunes ou Marçal. Já o PSDB, que apresenta José Luiz Datena como pré-candidato, marcou sua convenção para 3 de agosto.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade