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Planta Anchieta é a primeira da Volkswagen fora da Alemanha | Divulgação/Volkswagen
A Volkswagen anunciou um investimento bilionário no Brasil nos próximos anos. E um dos locais que mais receberão recursos será São Bernardo do Campo, cidade do ABC Paulista.
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Segundo a montadora, a planta Anchieta, receberá R$ 7,2 bilhões até 2028. A unidade é a primeira fábrica da empresa fora da Alemanha e completou 65 anos no ano passado.
O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (24/2), em um encontro de representantes da multinacional alemã com o prefeito Marcelo Lima (Podemos) no paço municipal. Na oportunidade, foi confirmada a produção de dois novos veículos na fábrica de São Bernardo do Campo. O primeiro tem lançamento estimado para 2026, enquanto o segundo deve chegar ao mercado no ano seguinte.
A empresa investirá até 2028 cerca de R$ 16 bilhões no Brasil. Deste volume, R$ 13 bilhões serão destinados exclusivamente para as fábricas da empresa no estado de São Paulo.
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Ou seja, o valor concentrado em São Bernardo representa o equivalente a mais de 55% do aporte previsto pela montadora em território paulista. Além da fábrica no ABC, a multinacional está em Taubaté, e tem uma unidade de produção de motores em São Carlos.
Grande parte dos investimentos para a planta Anchieta será destinada ao uso de tecnologia e inovação na produção e na engenharia.
Durante o encontro na prefeitura, o diretor-executivo da Volks, Luiz Ricardo Santiago, antecipou que a chegada do Polo Track em abril deste ano. Carro de passeio mais vendido nos dois últimos anos, o modelo, se juntará à planta Anchieta. Além disso, está previsto lançamento do Nivus GTS, estilo esportivo, também neste ano.
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Segundo Luiz, na unidade Anchieta, atualmente, são produzidos, em média, 800 veículos por dia. E será nesta fábrica que a empresa irá lançar dois novos carros inéditos, além de desenvolver uma nova plataforma, o projeto MQB Hybrid, que permitirá lançar no mercado veículos híbridos flex, mais sustentáveis e seguros até 2028.
A plataforma é uma base de construção para o carro, e a novidade é que essa medida permite que a montadora explore as tecnologias de um híbrido leve, híbrida tradicional ou até plug-in.
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