Entre em nosso grupo
2
Economia
Especialistas se reuniram em evento na última semana, no Distrito Anhembi, em São Paulo
Continua depois da publicidade
7º Congresso Latam Steel Frame & Construção Industrializada foi no Distrito Anhembi, em São Paulo | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
O 7º Congresso Latam Steel Frame & Construção Industrializada com a 7ª Expo Experience de Construção Industrializada foram realizados na última quinta (24/10) e sexta-feira (25/10), no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
O evento apresentou debates sobre inovações e desafios para o futuro da construção civil, com ênfase em sustentabilidade, industrialização e novas tecnologias.
Entre os destaques do evento estiveram a empresa Steel Corp, de Roberto Justus, e a Lightwall, também do grupo dele, conhecidas por desenvolverem construções modulares em steel frame (sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado que juntas formam o principal elemento estrutural).
Essas estruturas podem ser transportadas prontas para qualquer lugar. Uma unidade da Lightwall, que já esteve em outras feiras, foi novamente apresentada no evento.
Continua depois da publicidade
A empresa tem parceria com a Biomassa, que produz argamassas em bisnagas, reduzindo desperdícios de materiais e água. Especializada em vedação e acabamentos, a Biomassa visa prevenir patologias no steel frame e atua com alvenaria convencional e construção a seco.
Já a Steel Corp apresentou um sistema inovador com soluções elétricas e hidráulicas automatizadas e inteligentes, com funcionamento semelhante ao de sistemas automotivos.
Ao ser questionado sobre o valor de revenda de imóveis em steel frame comparado aos de alvenaria convencional, Roberto Justus afirmou que o primeiro tem maior valor agregado, menor umidade, mais durabilidade e melhor isolamento térmico.
Continua depois da publicidade
Já sobre o mercado brasileiro estar preparado para essa mudança, Justus foi otimista, embora reconheça que a preferência cultural ainda favoreça a alvenaria convencional.
Em visita à Maquinasa, fabricante e instaladora de steel frame, conhecemos o engenheiro Itamar Borigato, que explicou a capacidade do sistema de suportar cargas de vento e terremotos, com base em testes comparativos com a alvenaria tradicional.
Outro destaque durante o evento foi a participação de Helena Rodrigues, conhecida como “Dama do Gesso”.
Continua depois da publicidade
Com mais de 12 anos de experiência em construção a seco, ela começou sua trajetória em 2009, após estágio na Nova Zelândia em 2011. De lá para cá, Helena passou a oferecer consultorias e treinamentos sobre steel frame.
Em entrevista à engenheira civil Mariana Caldas, fundadora da Caldas Construtora, Helena contou que entre os desafios enfrentados na carreira a falta de reconhecimento inicial foi um dos que mais sentiu.
Com o decorrer dos anos, entre as principais obras executadas por ela estão o Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a reforma do Maracanã, onde desenvolveu diversas soluções, e o primeiro cinema 100% executado em Light Steel Frame da América Latina, além de outras que somadas já ultrapassam R$ 100 milhões.
Continua depois da publicidade
Recentemente, Helena construiu uma casa na Praia dos Algodões, na Bahia, em apenas 13 dias, enfrentando a escassez de materiais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade