Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A oferta do Pix por aproximação em aplicativos bancários ou carteiras digitais será facultativa | Hannah Busing na Unsplash
O Banco Central (BC) pretende tornar disponível em 28 de fevereiro o pagamento de Pix por aproximação. Há ainda a previsão de lançamentos de novas modalidades de pagamento durante 2025.
Continua depois da publicidade
Segundo o BC, será possível incluir o Pix em carteiras digitais nos celulares e pagar as compras encostando o aparelho nas máquinas, de forma semelhante ao que já acontece nos cartões de débito e de crédito.
Com isso, não será necessário abrir o aplicativo do banco para fazer a transferência. A novidade vem sendo testada desde novembro com um público restrito.
A oferta do Pix por aproximação em aplicativos bancários ou carteiras digitais, no entanto, será facultativa, assim como a aceitação por maquininhas.
Continua depois da publicidade
O Google Pay já vem testando a nova função com um público selecionado desde novembro por meio de parceiros específicos: C6, PicPay e Itaú (essa última por meio da maquininha Rede).
Outras 11 máquinas já firmaram parceria com a Google e devem estar prontas nos próximos dias para receber pagamentos do Pix por aproximação a partir do lançamento oficial: Cielo, Getnet, Pagbank, Stone, Sumup, Fiserv, Safra Pay, Sicredi, Azulzinha, Mercado Pago e Bin.
Recentemente, o BC também lançou o "Bolepix", uma forma de pagar boletos com o Pix. Há outras novidades relacionadas ao sistema de pagamento para os próximos meses, como o Pix automático.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade