Entre em nosso grupo
2
Economia
Gabarito oficial e os cadernos de questões do Enem foram divulgados no dia 14 de novembro do ano passado
Continua depois da publicidade
Desempenho nas provas do Enem e a nota da redação podem ser acessados por meio da página do participante, mediante login e senha | Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (13/1) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.
Continua depois da publicidade
O desempenho nas provas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e a nota da redação podem ser acessados por meio da página do participante, mediante login e senha.
Apesar do alto número de inscritos, no primeiro dia do Enem, 3,15 milhões compareceram aos locais de prova. Já no segundo dia, 2,98 milhões de candidatos realizaram as provas de exatas. Esse número é 9,95% maior em relação à edição de 2023.
Confira o passo a passo de como verificar o resultado:
Continua depois da publicidade
O gabarito oficial e os cadernos de questões do Enem foram divulgados no dia 14 de novembro do ano passado. Vale lembrar que os candidatos treineiros (alunos que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar seus conhecimentos) devem ter suas notas divulgadas em até 60 dias.
Os resultados permitem que o candidato ingresse no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que garante acesso às universidades públicas, ou por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferecem bolsas de estudo e financiamentos em instituições privadas.
Implantado em 2005, o ProUni é uma iniciativa que concede bolsas parciais ou integrais em faculdades da rede privada. Podem se candidatar estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na rede particular, como bolsistas integrais, e que tenham renda familiar de até três salários mínimos.
Continua depois da publicidade
Quem fez o Enem pode usar a nota da prova para obter financiamento estudantil por meio do FIES, em cursos de instituições particulares de ensino superior, com juros mais baixos e prazos de pagamento mais longos. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 3.960)
Candidatos interessados em cursar uma universidade pública deverão ficar atentos às datas. As inscrições para o Sisu começam na sexta-feira (17/1) e vão até a próxima terça-feira (21/1). A modalidade permite a escolha de duas opções de curso para concorrer.
Confira as datas previstas para utilizar as notas do Enem no Sisu:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade