Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Projeto prevê investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão | Divulgação/Governo de SP
O governo de São Paulo realiza, na sexta-feira da próxima semana (28/3), o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Continua depois da publicidade
A sessão pública ocorrerá na B3, em São Paulo, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão, com previsão de obras e ampliação dos serviços prestados.
Em junho de 2024, governo realizou audiências públicas sobre a privatização das linhas da CPTM. O projeto enfrenta resistência, principalmente do Sindicato dos Metroviários, que realizou um protesto no fim do mês passado.
Pressionado, o governo do estado garante que a concessão trará melhorias operacionais, estruturais e tecnológicas para os passageiros, incluindo a "requalificação das três linhas e a ampliação da rede ferroviária."
Continua depois da publicidade
Serão construídas oito novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens ao nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, "garantindo mais segurança para os passageiros e maior fluidez no trânsito urbano", diz trecho do texto.
As linhas também passarão por investimentos na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de novos equipamentos e sistemas. Até 2040, a previsão é que as três linhas transportem juntas 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil.
Confira os investimentos previstos no edital de concessão:
Continua depois da publicidade
O intervalo será reduzido para três minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para seis minutos entre Suzano e Cezar de Souza.
Além disso, a linha será estendida em 4 km, chegando até a estação Cezar de Souza, com a ampliação do serviço até a Barra Funda.
O ramal ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas e três serão reconstruídas. Também serão eliminadas todas as passagens ao nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.
Continua depois da publicidade
O intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de cinco para três minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos.
A linha ganhará 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações. Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô. Além disso, uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.
O intervalo será reduzido para 10 minutos, e o ramal será ampliado até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. A linha terá seis novas estações, além de três reformadas.
Continua depois da publicidade
O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no horário de pico, incluindo uma nova parada na estação Gabriela Mistral, que permitirá integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade