Entre em nosso grupo
2
Economia
Serão ofertadas mais de 243 mil bolsas para esta edição do programa
Continua depois da publicidade
Inscrições para o Prouni iniciam na próxima semana | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Inicia na próxima terça-feira (23) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) para ingresso no 2º semestre. Serão ofertadas mais de 243 mil bolsas para esta edição do programa.
Continua depois da publicidade
Segundo edital do Ministério da Educação (MEC) as inscrições são gratuitas poderão ser feitas entre os dias 23 e 26 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para se candidatar o candidato precisa ser cadastrado no login único do governo federal. Para os já cadastrados, devem se inscrever utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Devem ser selecionadas até duas opções de instituição, por ordem de preferência do aluno. São solicitados ainda o local, curso, turno de estudo, tipo de bolsa (parcial ou integral) e modalidade de concorrência.
Continua depois da publicidade
Quem não for selecionado, pode entrar na lista de espera, manifestando interesse entre os dias 9 e 10 de setembro. A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro no Sistema do Prouni (Sisprouni).
Criadoem2004, oProuni oferta bolsas de estudo, integrais ou parciais,em cursos de graduação e de formação específica em instituições de educação superior privadas.OProuniacontece duas vezes por anoetem comopúblico-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é usado para preencher vagas em universidades públicas usando a nota do Enem. Ele já substituiu o vestibular tradicional em diversas instituições públicas de todo o Brasil e algumas reservam uma parte de suas vagas para esse processo seletivo.
Continua depois da publicidade
Diferentemente do Sisu, em que são solicitados apenas os dados do aluno, o ProUni pede informações de toda a família do candidato para contabilizar a renda mensal per capita.
Para participar do Prouni, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023 e com nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas, além de nota acima de zero na redação. As inscrições são gratuitas.
O interessado também deve ter renda familiar por pessoa que não ultrapasse um salário mínimo e meio para bolsas integras e até três salários mínimos para bolsas parciais, que cobrem 50% dos custos no ensino superior.
Continua depois da publicidade
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade