A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 17 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

Inscrições para as mais de 260 mil vagas do Sisu começam nesta sexta

Segundo o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro

Monise Souza

17/01/2025 às 11:15  atualizado em 17/01/2025 às 11:22

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Inscrições devem ser feitas por meio do portal Acesso Único, de forma gratuita e feita exclusivamente pela internet

Inscrições devem ser feitas por meio do portal Acesso Único, de forma gratuita e feita exclusivamente pela internet | Reprodução/Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta sexta-feira (17/1). Ao todo, são 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país.

Continua depois da publicidade

De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. Já o prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última segunda-feira (13/1) as notas do Enem 2024

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas gratuita e exclusivamente por meio do portal Acesso Único. Podem participar alunos que fizeram a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiraram nota superior a 0 na redação.

Continua depois da publicidade

O acesso ao sistema de inscrição é feito com as informações de login e senha para os serviços digitais do governo federal, por meio de uma conta no Gov.br. 

Quando o candidato realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Continua depois da publicidade

O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato da inscrição poderá disputar uma vaga por meio da lista de espera do Sisu.

Todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota na prova de redação superior a zero e não declararam estar na condição de treineiro, podem participar do Sisu.

Como funciona a seleção

Os candidatos do Sisu terão cinco dias para escolher até dois cursos de instituições públicas de 26 unidades federativas, excluindo Rondônia, na região norte, que não ofertará vagas para suas universidades por meio do Sisu.

Continua depois da publicidade

Após a seleção inicial dos cursos, os candidatos poderão conferir suas colocações no sistema, o que ajudará a avaliar suas chances de classificação. Durante o período de inscrição, o candidato pode mudar suas opções de curso quantas vezes achar necessário.

As opções podem ser alteradas quantas vezes o candidato quiser, até as 23h59 de 21 de janeiro, último dia para inscrições. A inscrição oficial válida é das escolhas que estiverem marcadas no sistema nesse horário.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados