A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 23 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

Indústria de alimentos e bebidas faturou R$ 699,9 bilhões em 2019

A China é o país que mais importa alimentos industrializados do Brasil. No ano passado, o país adquiriu 248,8 mil toneladas

19/02/2020 às 01:00  atualizado em 19/02/2020 às 11:49

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A indústria alimentícia, segundo a Abia, criou 16 mil empregos diretos

A indústria alimentícia, segundo a Abia, criou 16 mil empregos diretos | Dan Gold/Unsplash

O faturamento da indústria brasileira de alimentos e bebidas em 2019 foi de R$ 699,9 bilhões, valor 6,7% superior ao registrado em 2018, somadas exportações e vendas para consumo interno. As informações constam de relatório da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

Continua depois da publicidade

De acordo com a entidade, a quantia representa 9,7% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país). O desempenho do setor em termos de vendas reais registrou um aumento de 2,3%, a melhor taxa desde 2013, quando o resultado foi 4,2%.

Em 2019, sobressai-se a intensificação no consumo de carnes; derivados de cereais, chá e café; desidratados e supergelados (pratos prontos e semiprontos congelados e alimentos desidratados); e do grupo de diversos (molhos, temperos condimentos, sorvetes e salgadinhos). Respectivamente, os aumentos foram de 11,1%, 5,6%, 4,9% e 3,4%. Por outro lado, verifica-se uma queda de alguns itens, como açúcar, 10,8%; óleos e gorduras, 4,7%; e derivados e frutas e vegetais, 4,1%.

A indústria alimentícia, segundo a Abia, criou 16 mil empregos diretos, 3 mil a mais do que em 2018. O levantamento demonstra que o setor responde por quase um quarto dos postos gerados pela indústria de transformação do país, que equivale a 1,6 milhão.

Continua depois da publicidade

Conforme ressaltou o presidente executivo da Abia, João Dornellas, as vendas do mercado interno, que abrangem varejo e food service (alimentação preparada fora do lar), tiveram alta de 6,2%, superando o índice de 4,3%, de 2018. O food service cresceu 6,9%.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados