Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Calendário oficial deve ser divulgado em breve pela Receita Federal | Juca Varella/Agência Brasil
O mês de março é um sinal de alerta para milhões de brasileiros devido ao Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Se o calendário seguir o padrão dos anos anteriores, a declaração do IRPF terá início em 15 de março de 2025.
Continua depois da publicidade
Este período sempre causa muitas dúvidas, como, por exemplo, “Quais documentos são necessários para a declaração?”. Por isso, o professor de Contabilidade da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Tiago Slavov, esclarece as principais perguntas dos contribuintes.
Após um tempo congelado, o teto de isenção do Imposto de Renda foi alterado em 2024, a Gazeta explica o que mudou.
Segundo as regras de 2024, as pessoas que atendem a alguns requisitos são obrigadas a declarar o IRPF. Veja as condições:
Continua depois da publicidade
O calendário oficial deve ser divulgado em breve pela Receita Federal.
Em 2024, o prazo de entrega do IR foi cumprido por 42,4 milhões de contribuintes, representando um aumento de 102,9% em relação a 2023.
Naquele ano, foi concedido um prazo especial para os moradores do Rio Grande do Sul, devido às enchentes que afetaram praticamente todos os municípios do estado.
Continua depois da publicidade
No ano passado houve cinco lotes de entrega da restituição do imposto de renda nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro.
Além da ordem de entrega, há prioridade no recebimento da restituição para pessoas com 60 anos ou mais, para quem estiver acometido por doença grave e para aqueles que têm o magistério como principal fonte de renda. A Receita Federal também prioriza as pessoas que optam pelo recebimento via Pix.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade